sexta-feira, 3 de julho de 2009

'Preocupações com o meio ambiente - JN'


Biocombustível de segunda geração é usado pelos 28 carros do campeonato. Organização controla nível sonoro dos motores e diminuiu duração das corridas

00h30m

REIS PINTO

As preocupações com o meio ambiente estão, gradualmente, a estender-se ao desporto automóvel e os participantes do WTCC (World Touring Car Championship - Campeonato do Mundo de Carros de Turismo) estão a utilizar biocombustíveis.

O sinal "verde" foi dado na primeira corrida da época, no Brasil, com todo o pelotão a utilizar bio-fuel de segunda geração, fornecido pela firma italiana PANTA.

Segundo a FIA (Federação Internacional do Automóvel), as equipas começaram a usar os combustíveis mais "limpos" durante os testes de Inverno e irão continuar a utilizá-los até ao próximo ano. A PANTA fornece gasolina com 10% de bioetanol e diesel com 10% de biodiesel produzido a partir de óleo de colza.

A federação que superintende o desporto automóvel sublinhou que os carros participantes no WTCC são derivados de modelos de produção que estão à venda ao público. "As disposições técnicas e desportivas do campeonato foram cuidadosamente estudadas por forma a limitar o impacto ambiental, quer no que diz respeito à poluição atmosférica como à sonora", afirmou a federação.

A FIA destacou, ainda, que as preocupações ambientais se estendem a outras áreas. Assim, todos os automóveis têm de estar equipados com um conversor catalítico, que filtra todos os gases de escape.

Por outro lado, os carros devem respeitar constantemente o limite sonoro de 110 dB às 6000 rotações por minuto.

Durante todas as provas, os delegados técnicos da FIA efectuam frequentes e rigorosas verificações para apurar se todos os carros cumprem com os regulamentos.

A FIA criou, também, regulamentação técnica especial, por forma a permitir que carros com motores turbodiesel pouco poluentes possam participar no campeonato. Dos 28 carros do WTCC, cinco têm motores turbodiesel (os Seat Leon 2.0 TDI, que debitam 262 cavalos às 3800 rotações por minuto).

A atenção da Federação Internacional do Automóvel incidiu, igualmente, sobre a duração das corridas, para "limitar os custos e o impacto ambiental".

Este pelotão "verde" começa hoje a rolar no Porto e será visto, via Eurosport, em todo o Mundo. Os números impressionam: no ano passado, cerca de 350 milhões de pessoas seguiram o WTCC pela televisão (este ano será em Alta Definição) e cerca de 675 mil viram o campeonato ao vivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário