terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Alexandre Relvas lança vinho dos Xutos

A Herdade de S. Miguel, de Alexandre Relvas lança esta semana uma
edição especial de mil garrafas de vinho dedicada à banda Xutos &
Pontapés.
Abílio Ferreira (www.expresso.pt)
17:50 Segunda feira, 10 de Janeiro de 2011
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A carreira dos Xutos e Pontapés atravessa duas gerações da família Relvas
Alberto Frias
Foi de uma conversa de amigos, entre Alexandre Relvas e Duarte
Vasconcelos, o gestor comercial da marca Xutos & Pontapés, que nasceu
a ideia de um tributo à banda em forma de garrafa de vinho.

A primeira experiência, em 2009, teve um carácter restrito e privado:
o vinho circulou apenas entre os elementos da banda como prenda de
Natal.
Um ano depois, a parceria entre a Casa Agrícola Alexandre Relvas e os
Xutos ganha estatuto comercial com o lançamento no mercado de 500
caixas (mil garrafas) de uma edição especial que combina a enologia da
Herdade de São Miguel com a decoração e o visual da banda.
A marca Xutos entra, aos 32 anos, no mundo dos vinhos com um Alentejo
que incorpora Touriga nacional, franca e Cabernet Sauvignon.
Sem banalizar
A iniciativa "tem carácter comercial, mas houve a preocupação de não
banalizar", refere Alexandre Relvas filho, 27 anos, diretor da Herdade
de São Miguel. Alexandre formou-se em Viticultura e Enologia pelo
Instituto Rural de Vayres (Bordéus) e estagiou em casas francesas,
antes de se instalar no Redondo.
O segmento das edições especiais "é acarinhado por potenciar a
notoriedade da Casa, mas a nossa vocação e especialidade é produzir
sempre vinhos agradáveis e de grande qualidade para o mundo inteiro",
refere Alexandre.
No caso dos Xutos, com uma carreira que atravessa gerações de fãs, "o
público-alvo é o próprio povo português". Além do site da S. Miguel, a
marca Xutos será vendida num pequeno grupo de garrafeiras, ao preço de
€39,5 a caixa de duas garrafas.
Exportação em alta
Antes da experiência Xutos, a família Relvas associara-se à Fundação
Aljubarrota, com uma edição de 2500 garrafas, repartidas entre as
unidades portuguesas da cadeia El Corte Inglés e mercados de
exportação, e encetara uma parceria virtuosa com a enóloga americana
Elaine Montesqueu, colega de curso de Alexandre. Elaine produziu, com
a marca Xeiro Xisto (6000 garrafas) uma versão 'americana',
distribuída em exclusivo na Califórnia.
O mercado americano é, de resto, um dos principais destinos de
exportação da Casa Relvas. Em 2010, exportou para 23 países 60% da sua
produção de 1,13 milhões de garrafas, das cinco declinações sob a
marca principal São Miguel. A faturação ficou nos 2,5 milhões de
euros.
A empresa "beneficia de excelentes parcerias comerciais que explicam
o sucesso em mercados como a Bélgica, Brasil e Reino Unido. Em todos
eles, temos margem para crescer", diz Alexandre Relvas.
A capacidade instalada está no limite, forçando a família Relvas a
encarar uma futura ampliação da adega. A empresa estreou-se no mercado
em 2003 e regista uma taxa anual de crescimento de 50%.
O plano, a cinco anos, é duplicar as vendas, reforçando a compra de
uvas a viticultores da região. O investimento acumulado, entre adega e
vinhas, na herdade é de 5 milhões. A família Relvas adquiriu a Herdade
de São Miguel (175 hectares e com duas barragens) há 13 anos e
prioriza a vinificação de castas portuguesas. A Logoplaste, de que
Alexandre Relvas é um dos sócios, está também no negócio dos vinhos,
através da Logowines.
Concerto no Hard Club
A celebração do vinho São Miguel/Xutos acontecerá no dia 13
(quinta-feira) no Porto, antes do concerto que a banda dará no Hard
Club para assinalar o seu 32º aniversário. Faz sentido que o grupo
abra com um dos raros temas (Dantes) que faz uma alusão indireta ao
vinho: "Bebia mais um copo, matava-se o tempo".
Texto publicado no caderno de Economia do Expresso de 08/01/2011

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