domingo, 30 de janeiro de 2011

Azeite é bandeira do sabor nacional

Hoje
Portugal escolheu o azeite como produto alimentar de particular
importância para sua bandeira no projecto "Sabores da Europa",
financiado pela União Europeia e agora em exposição em nove países. A
ideia consiste em recriar a produção e consumo de comida, incentivando
a discussão acerca da maneira como comemos, abordando as diferenças e
semelhanças entre os países representados, as tendências ao longo dos
anos e o modo como o consumo afecta o clima e o meio ambiente.

As exposições - a portuguesa está patente no Museu de Portimão, no
Algarve - acabam por ser uma história sobre a fascinante e complexa
viagem que a comida faz até à mesa. Para lá do "nosso" azeite, foram
eleitos o pão (Finlândia), leite (Suécia), milho (Hungria), cerveja
(República Checa), mel (Eslovénia), batata (Estónia), peixe (Escócia)
e porco (Dinamarca) como produtos alimentares com um papel relevante
no dia-a-dia das respectivas populações.
Durante três anos, membros dos nove museus participantes trocaram
opiniões e contribuíram com entrevistas e filmes. O resultado foi
compilado numa exposição coordenada e produzida em nove réplicas pelo
Museu do Trabalho, na Suécia, cada uma delas em exibição simultânea
até ao fim da Primavera.
Sendo um produto característico português, não só a nível gastronómico
mas também como componente da cultura mediterrânica, o azeite foi a
escolha óbvia do Museu de Portimão para os "Sabores da Europa". As
seis regiões de Denominação de Origem Protegida estão naturalmente em
destaque: Trás-os-Montes, Beira Interior, Moura, Norte Alentejano,
Ribatejo e Alentejo Interior. Carros dos azeiteiros, bomba manual de
azeite, bidões para as conservas e maquetas de lagares, são algumas
das peças em exposição.
http://www.dn.pt/bolsa/interior.aspx?content_id=1770173

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