terça-feira, 10 de maio de 2011

PORTUGAL FOODS dinamiza forte mobilização do Agro-Alimentar para os Balcãs

A PortugalFoods irá promover a imagem do Sector do Agro-Alimentar
Nacional, que representa 12,6% das exportações do total do comércio
internacional português de bens e 7,6% do PIB nacional, através de uma
presença única e colectiva de excelência das suas empresas, marcas e
produtos como o pescado, o azeite, a carne, os vinhos, as Frutas e as
Hortícolas na Região dos Balcãs. Terá lugar em Novi Sad, na Sérvia a
maior mobilização do Sector que utilizará esta plataforma para o
processo de aprendizagem da cultura do mercado do leste europeu, e de
posterior penetração em mercados de maior dimensão como a Turquia, a
Rússia e a Ucrânia.


A PortugalFoods, que tem vindo a trabalhar conjuntamente com o
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, e o
Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, bem como com
a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal,
no sentido de organizar os vários subsectores pertencentes ao
agro-alimentar, potenciando a criação de uma estratégia coerente para
a sua internacionalização, vai levar 51 empresas portuguesas -
materializando a maior presença de sempre da Fileira Agro-Alimentar
nacional num certame internacional, à 78ª Feira Internacional de
Agricultura, que irá decorrer de 14 a 21 de Maio, na cidade de Novi
Sad (Sérvia), em colaboração com o Ministério da Agricultura, do
Desenvolvimento Rural e das Pescas, demonstrando um sinal claro de que
se devem promover acções conjuntas, sob uma imagem e marca cuidada,
com estratégias bem definidas e alinhadas, que salvaguardem a
notoriedade e reforço da imagem de Portugal.
Esta iniciativa de participação conjunta numa das maiores feiras de
Agricultura da Europa, pretende contribuir para o incremento das
exportações e para a promoção da internacionalização do agro-alimentar
luso, tendo como motivações um mercado e economia em franco
crescimento, bem como a existência de zonas francas que funcionam como
plataforma excelente para penetrar em mercados de maior dimensão, como
o Russo, o Turco e o Ucraniano.
Os produtos lácteos, nomeadamente o queijo; os pré-cozinhados (ready
to eat); os produtos gourmet; os vinhos e outras bebidas alcoólicas;
azeite; carne e charcutaria; ou ainda por exemplo o pescado:
congelados e conservas, são os subsectores do mercado agro-alimentar
português com forte potencial de estabelecimento de relações
comerciais com a Sérvia.
Para João Miranda, presidente do Pólo de Competitividade
Agro-Alimentar, "esta iniciativa representa uma grande oportunidade
para o sector agro-alimentar português, uma vez que, para além do
potencial - estamos perante um mercado emergente onde, só nos últimos
cinco anos, o volume de importações foi duas vezes superior aos das
exportações, e da sua atractividade - as principais marcas
agro-alimentares de escala mundial e insígnias do retalho estão já
representadas na Sérvia, temos oportunidade mostrar aquilo que se faz
de bom e de inovador em Portugal no sector. Paralelamente, pretendemos
estreitar o intercâmbio de inovação, investigação e conhecimento,
através da celebração de protocolos de colaboração entre a
PortugalFoods e a comunidade de investigação no Agro-Alimentar Sérvio.
Esta iniciativa visa mostrar um país evoluído no Agro-Alimentar que,
mais do que comercializar os seus produtos, quer partilhar o seu
conhecimento e experiência", reforça ainda.
Para tal, a PortugalFoods aproveita esta iniciativa para assinar um
Memorando de Cooperação com diversos parceiros Sérvios, que se traduz
numa cooperação de inovação e de partilha de conhecimento, alicerçada
na promoção de projectos de I&DT entre parceiros científicos e
empresariais de ambos os países, bem como a promoção para a Cooperação
do Comércio Bilateral.
A PortugalFoods pretende reforçar a competitividade das empresas do
sector agro-alimentar através do aumento do seu índice tecnológico,
promovendo a produção, transferência, aplicação e valorização do
conhecimento orientado para a inovação, ambicionando agregar as
melhores empresas nacionais deste sector de mercado, e transmitir uma
imagem de Excelência e Qualidade.
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/05/10f.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário