quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Qualidade alimentar: produtos diferentes com a mesma designação comercial?

©BELGA/Belpress

Apesar de se tratar de um fenómeno relativamente desconhecido na
Europa Ocidental, os consumidores da Europa Central e de Leste
continuam a queixar-se das diferenças existentes na qualidade de
produtos alimentares supostamente idênticos. Numa pergunta oral
dirigida à Comissão Europeia, a eurodeputada romena Elena Oana
Antonescu manifestou a sua preocupação relativamente a esta prática de
longa data.
Num estudo recentemente realizado pela Associação Eslovaca de
Consumidores e publicado no início de Abril de 2011 com produtos da
Coca-Cola, da Nestlé e da Milka, verificou-se que são comercializados
produtos de qualidade desigual para exportação para diferentes países
europeus, com excepção da Milka.

No dia 5 de Outubro, a comissão parlamentar do ambiente, saúde pública
e segurança alimentar, organizou um debate com Jerôme Lepeintre, em
representação da Comissão Europeia, que confirmou que os fabricantes
mudam os ingredientes em função do poder de compra, sabores e
tradições dos respectivos países. Isto significa que a Nutella, por
exemplo, é mais líquida em França do que na Alemanha, com a
justificação de que o pão francês é geralmente menos resistente do que
o pão alemão. Apesar de a União Europeia não poder impor receitas, os
consumidores têm o direito de ser informados sobre a composição dos
alimentos que consomem, confirmou Lepeintre.
Os consumidores têm consciência destas diferenças, garantiu Elena Oana
Antonescu (Partido Popular Europeu), e "não podemos ter consumidores
de primeira e consumidores de segunda", sublinhou.
"Para que serve a UE se não consegue proteger os seus consumidores?",
questionou por sua vez o eurodeputado checo Pavel Poc (Socialistas e
Democratas), veiculando uma pergunta colocada por um cidadão do seu
círculo eleitoral.
De acordo com János Áder, eurodeputado húngaro (Partido Popular
Europeu), alguns fabricantes já admitiram utilizar ingredientes mais
baratos para os mercados da Europa de Leste, mas não informam
devidamente os consumidores e apesar de terem o mesmo aspecto, a
qualidade dos produtos "é inferior".
Fonte: PE
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2011/10/11i.htm

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