sábado, 17 de dezembro de 2011

Nersant identifica azeite, queijos e frutos secos como oportunidades de negócio no Brasil

Economia 17 Dez 2011, 08:46h

Um estudo realizado pela Associação Empresarial da Região de Santarém
(Nersant) aponta o azeite, os queijos e os frutos secos como
oportunidades de negócio para os empresários da região no Brasil.

O estudo, feito no âmbito dos trabalhos que visam fomentar a
internacionalização das empresas da região, aponta os bens alimentares
como uma das oportunidades de negócio do mercado brasileiro.


"Devido à reduzida produção local, as castanhas e os frutos secos
constituem oportunidades para as empresas portuguesas penetrarem no
mercado brasileiro", revela o documento, que destaca ainda a "imagem
de alta qualidade" detida pelo azeite português no Brasil, onde "é um
produto cada vez mais procurado".

A pêra portuguesa e os queijos tradicionais, principalmente o queijo
da serra, são outros produtos com potencial para exportação.

No sector têxtil e de produtos para o lar, destacam-se como
oportunidades de negócio o vestuário masculino de alta qualidade, a
roupa de cama (colchas), as porcelanas, as cerâmicas e vidros, a
cutelaria e os produtos de hotelaria, refere ainda o estudo.

A ampliação ou construção das redes de água e saneamento básico, gás,
energia eléctrica e energia eólica, assim como a construção de todo o
tipo de infra-estruturas, são também oportunidades identificadas pela
Nersant.

Segundo o documento, a associação empresarial detectou ainda no
mercado brasileiro a necessidade de bens de consumo intermédio e de
equipamentos, tais como máquinas eléctricas e instrumentos mecânicos,
reactores e motores, produtos químicos orgânicos, cortiça, componentes
auto, entre outros.

A Nersant está a elaborar guias de apoio à exportação para diversos
mercados internacionais, como o francês, o moçambicano, o espanhol e o
angolano, no âmbito do projecto InfoPME.

Estes guias têm como objectivo estabelecer orientações nos processos
de exportação, identificar as preocupações que as empresas da região
devem ter antes de exportar e dar a conhecer as oportunidades de
negócio em diversos mercados, afirma a associação em comunicado.

No âmbito do esforço de internacionalização, a associação prossegue
com a organização de missões empresariais a diversos países, estando a
próxima agendada para o início de 2012 a Moçambique (províncias de
Maputo e da Beira).

Os empresários ribatejanos terão reuniões bilaterais com empresários
moçambicanos, reuniões institucionais e reuniões de apresentação das
oportunidades de negócio deste mercado, conduzidas por organismos
empresariais e financeiros locais, afirma a Nersant , sublinhando os
"bons resultados práticos" das missões anteriores a este país
africano.
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=48957&idSeccao=481&Action=noticia

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