quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Continente comercializa leite espanhol a 0,13€/litro e promove a falência da produção nacional

Comunicado de Imprensa ANIL/FENALAC

No início do presente ano a cadeia de Distribuição Continente iniciou
uma acção de promoção de diversos produtos de primeira necessidade,
maioritariamente importados e com a insígnia do operador, com um preço
de venda ao público bastante baixo e com um desconto acumulável em
cartão de -75% (50% disponível na segunda quinzena de Janeiro e 25% da
primeira quinzena de Fevereiro). Nesse pacote de bens de primeira
necessidades encontram-se diversos produtos lácteos, como queijos,
iogurtes e também o leite, neste caso em embalagens de 1,5 litros
comercializados a 0,78€, sobre o qual recai o desconto de -75%,
resultando um preço final de 0,13€/Litro.

Sendo a matéria-prima de origem não nacional (mais concretamente
espanhola) e tendo em conta que o preço médio do leite ao produtor
praticado em Portugal e Espanha ronda os 0,33€/Litro (2,5 vezes
superior ao preço de comercialização do referido leite da marca
Continente) é incompreensível como tais práticas sejam livremente
permitidas no nosso país. Com efeito, o comportamento deste operador
da Distribuição merece a nossa firme censura, pois representa um duro
golpe na cadeia de valor nacional ao tornar manifestamente
impraticável concorrer com referências comercializadas a valores
inferiores a metade do custo de aquisição da matéria-prima pelos
operadores industriais.
Fica, assim, mais uma vez bem patente a diferença entre as posições
mediáticas de defesa da produção nacional por parte das cadeias de
Distribuição e a sua prática efectiva, sendo que a FENALAC e a ANIL,
enquanto representantes sectoriais, não deixarão de denunciar e
desmascarar a política de comunicação de operadores que utilizam os
interesses nacionais de forma torpe e indecorosa.
Relembrámos que os produtores de leite portugueses, apesar de
atravessarem uma situação muito difícil devido ao aumento brutal dos
custos de produção, são capazes de abastecer na totalidade o mercado
nacional. Nesse cenário, fica evidente que o único objectivo das
importações de leite é a destruição de valor e das marcas comerciais
nacionais e, em última análise, o aumento dos lucros da Distribuição,
nem que para tal milhares de produtores de leite e as suas famílias
declarem falência.
Dada a importância social e económica do sector do leite, que emprega
cerca de cem mil pessoas e gera 2 mil milhões de euros em volume de
negócios (1,3% do PIB), a FENALAC e a ANIL irão denunciar esta prática
junto das autoridades e instituições relevantes (Presidência da
República, Primeiro Ministro, Governo, Grupos Parlamentares,
Autoridade da Concorrência e ASAE) e promover a informação e a
sensibilização do consumidor para os perigos de tais práticas, ao
nível do emprego e da actividade económica em Portugal.
Porto, 03 de Janeiro de 2012
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/01/04b.htm

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