quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Continente rejeita acusações e mantém desconto

CGTPCentral marca manifestação nacional
Economia
Produtores de leite fazem queixa na ASAE e garante que grupo Sonae
está a fazer «dumping»
PorRedacção CPS 2012-01-04 21:26
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O Continente reagiu às acusações de «dumping» feitas esta quarta-feira
pelas associações do sector do leite - ANIL e FENALAC -
classificando-as de infundadas e reiterou o seu compromisso com a
disponibilização de preços reduzidos aos consumidores.

«A campanha lançada oferece um saldo em cartão correspondente a 75 por
cento do valor do cabaz adquirido, o qual pode ser utilizado
posteriormente na compra de qualquer tipo de produtos. Esta acção
contribui, efectivamente, para uma poupança por parte dos clientes,
num contexto particularmente difícil», pode ler-se no comunicado
emitido pela Sonae, dona da marca.
Em causa está uma promoção do hipermercado que inclui embalagens de
1,5 litros de leite comercializados a 0,78 euros, sobre o qual recai
um desconto de 75 por cento, resultando um preço final de 0,13
euros/Litro.
As associações da indústria do leite ANIL e FENALAC acusaram o
Continente de promover a falência da produção nacional e vão denunciar
a empresa por práticas de «dumping» (venda com prejuízo), efectuando
uma queixa junto da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
(ASAE).
A marca Continente realçou, ainda, que 85 por cento do total de leite
vendido nas lojas da insígnia tem origem em Portugal, tendo esta
«vindo a aumentar as compras a produtores nacionais na área dos
perecíveis, contribuindo para o desenvolvimento da economia
portuguesa».
Por seu lado, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição,
ressalvando que não comenta casos específicos de associados, lembrou,
através da sua directora-geral, Ana Trigo Morais, que num «sector
altamente concentrado» como o do leite, «é natural que convivam mal
[os produtores] com a estratégia de transferência de valor» para o
consumidor.
A ANIL e a FENALAC acusam o Continente de dar «um duro golpe na cadeia
de valor nacional», que fica impossibilitada de concorrer com bens
comercializados a metade do custo de aquisição da matéria-prima, e
salientam a «diferença entre as posições mediáticas de defesa da
produção nacional por parte das cadeias de distribuição e a sua
prática efectiva».
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/leite-continente-produtores-consumidores-agencia-financeira/1314540-1730.html

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