quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Internacionalização deve passar por nichos de produtos 'gourmet'

Economia | 2012-01-24 12:41
O sector agro-alimentar, particularmente os nichos 'gourmet', devem
ser uma das grandes apostas na internacionalização da economia
portuguesa, com destaque para o azeite, vinhos, conservas e derivados
do tomate, defende a SaeR.
Segundo o relatório de Dezembro da Sociedade de Avaliação de Empresas
e Risco (SaeR), hoje apresentado, a nível mundial "o sector
agro-alimentar 'gourmet' tenderá a crescer, em média, 2,3 por cento ao
ano nos próximos cinco anos", já que "estudos internacionais apontam
para que seja relativamente imune à crise financeira e económica
internacional".

"Este nicho, constituído por consumidores de rendimentos mais
elevados, não tem reduzido as suas compras; pelo contrário, regista-se
um aumento considerável da procura de bens 'topo de gama', desde o
azeite ao vinho, conservas e preparados de sofisticação elevada,
pastelaria de requinte, etc", refere.

Neste sentido, e representando actualmente o sector agro-alimentar 13
por cento do total nacional, a SaeR defende que "este desempenho pode
ser substancialmente reforçado se forem conjugados esforços de
articulação".

"O segmento de mercado 'gama média/alta' tenderá a manter os níveis de
consumo nos mercados tradicionais e a crescer nos grandes mercados dos
BRIC's (particular ênfase na China e Índia), onde emerge uma classe
média com elevado poder de compra e elevadíssima propensão ao consumo
de produto estrangeiro", lê-se no relatório da SaeR.

"Paralelamente – acrescenta – os nichos 'gourmet' estão em crescente
expansão em todos os mercados BRIC's, nos EUA e Canadá, bem como nos
países europeus".
Lusa/AO online
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http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/222692

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