quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Primeiro portal online de promoção do Douro é lançado a 24 de Janeiro

Por Agência Lusa, publicado em 18 Jan 2012 - 14:35 | Actualizado há 1
dia 39 minutos
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O primeiro portal online do Douro é lançado na terça-feira, no Porto,
concentrando toda a informação para quem visita este território, desde
as quintas, monumentos, hotéis ou restaurantes, bem como a forma de
chegar aos sítios.

O projeto "Douro Valley", que demorou dois anos a ser
concretizado, foi desenvolvido pelo Centro de Inovação de
Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD).

António Cruz Oliveira, presidente do CITMAD, disse hoje à Agência
Lusa que este portal é uma ferramenta que não existia naquele destino
turístico.

O responsável explicou que, até agora, a informação estava
dispersa por vários sítios na Internet, por exemplo, de câmaras,
regiões de turismo ou entidades privadas.

"Não havia um sítio que mostrasse o Douro num só todo", salientou.

Este portal destaca-se pelos serviços de que dispõe e que permitem um
planeamento completo de uma viagem, sem recorrer a nenhuma agência,
apenas através das escolhas do utilizador.

O mapa interativo, Geo Douro, o sistema de reserva de hotel, via
Booking, e os eventos a decorrerem na região, compilados no InDouro,
são algumas das ferramentas que facilitam o traçar duma viagem pelas
terras durienses.

Assim, quem quiser, pode encontrar, no "Douro Valley", informação
sobre quintas, monumentos, museus, miradouros, hotéis, restaurantes,
informação essa que está georreferenciada, pelo que é possível fazer
rotas e obter indicações de como chegar aos sítios.

"Os visitantes podem fazer em casa, online, todo o planeamento de
viagem. Isto não existia antes", referiu António Cruz Oliveira.

Para já, o portal vai estar disponível em português, inglês e
espanhol. Mas, segundo o responsável, está já a ser traduzido para
francês e, se for necessário, poderá ainda avançar-se para outras
línguas.

O portal pretende constituir-se como uma ferramenta importante para a
promoção do destino Douro no mercado português e junto de operadores e
turistas internacionais, distinguindo-se por uma forte componente
tecnológica que estará ao serviço do turismo, economia, cultura e
sociedade da região.

O projeto está integrado no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale
do Douro e representou um investimento de cerca de 560 mil euros,
cofinanciado pelo programa "ON.2 -- O Novo Norte".

O CITMAD conta com a parceria do Instituto de Engenharia de Sistemas e
Computadores (INESC) do Porto, da Universidade de Trás-os-Montes e
Alto Douro (UTAD), da Universidade do Porto (através da Faculdade de
Engenharia e da Faculdade de Economia), e o apoio da Estrutura de
Missão do Douro.

http://www.ionline.pt/portugal/primeiro-portal-online-promocao-douro-lancado-24-janeiro

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