Por: António Gil
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A Sata vai mesmo pagar taxa de emissão de CO2, dióxido de carbono, já
a partir deste ano. As ligações inter-ilhas e todas as rotas
asseguradas pela Sata Air Açores estão isentas.
Apenas as ligações inter-ilhas estão isentas.
Nas rotas de obrigação de serviço público a companhia vai assegurar os
custos junto dos passageiros. Quanto às ligações na Europa, estão por
decidir.
Que custos acrescidos traz à Sata a nova taxa? As estimativas indicam
cerca de 300 mil euros.
Estranha-se este número, já que em finais de 2010, no relatório de
contas, a Sata estimava pagar 1 milhão e 300 mil euros.
A redução do montante foi explicada à Antena1 Açores pelo porta voz da
companhia aérea, José Gamboa, com a redução do preço do CO2.
"Ao preço que o CO2 estava no mercado nós estimámos cerca de um milhão
e 200 mil euros, mas o preço do CO2 baixou entretanto. Hoje o preço
anda a 7 euros a tonelada, em 2011 andava nos 18 euros a tonelada. Por
isso essa diferença nos valores."
As ligações inter-ilhas e todas as outras asseguradas pelos DASH estão
isentas desta taxa.
Nas ligações de e para a Europa, a companhia aérea ainda não decidiu
se vai transferir para os passageiros o custo da emissão de CO2 e,
finalmente, nas rotas de obrigação de serviço publico.
Nas ligações com Lisboa e Porto, os preços ficam como estão.
O sistema europeu de compensação de emissões de carbono entrou em
vigor a 1 de janeiro.
Além da quota atribuida, à companhia aérea açoriana, a nova taxa traz
custos acrescidos na ordem dos 300 mil euros
(Antena1 Açores)
http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?article=24910&visual=3&layout=10&tm=10
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