sábado, 7 de janeiro de 2012

Vendas de vinho do Porto deverão cair 4% em 2011

NEGÓCIOS
30/12/11, 16:45
OJE/Lusa
As vendas de vinho do Porto deverão sofrer uma quebra global de 4% em
2011, com Portugal a registar menos cerca de 12% e a corresponder a um
dos mercados com maior redução.
Isabel Marrana, directora-executiva da Associação das Empresas de
Vinho do Porto (AEVP), disse à agência Lusa que o vinho do Porto se
encontra numa situação de queda de vendas. "Prevemos fechar o ano com
cerca de menos 4% e com uma inflexão acentuada no mercado nacional,
que vai corresponder a uma descida de comercialização mais que
qualquer outro mercado", afirmou.

Segundo dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entre
Janeiro e Novembro as vendas deste produto baixaram 4,1%
comparativamente a igual período do ano passado.
Nestes 11 meses foram vendidos 8,1 milhões de caixas de nove litros de
vinho do Porto por 309 milhões de euros, ou seja, menos 3,4% de volume
de negócios que no ano passado.
Portugal, que ocupa o quarto lugar nas vendas, registou uma quebra de
12,2% na quantidade de vinho.
Segundo Isabel Marrana, precisamente por causa das quebras na
comercialização e do excesso de stocks, em 2011 foi também necessário
reduzir o benefício na Região Demarcada do Douro. O Conselho
Interprofissional do IVDP fixou em 85 mil o número de pipas a
beneficiar nesta vindima, ou seja, a transformar em vinho do Porto, o
que equivaleu a menos 25 mil pipas face ao ano passado.
Em dez anos, o benefício foi reduzido em 45%.
Esta situação veio agravar as dificuldades sentidas pelos viticultores
durienses que, à chamada dos Vitivinicultores Independentes do Douro
(AVIDOURO), saíram à rua em três manifestações na Régua.
Berta Santos, dirigente da AVIDOURO, disse que os pequenos e médios
produtores vão aguardar até ao dia 15 de Janeiro, altura em que se
prevê o pagamento da primeira tranche do benefício, para saber quanto
vão receber pelo vinho produzido este ano. É que, a agravar a situação
está também a quebra "acentuada" dos preços praticados: em 2001, o
preço médio pago à produção foi de 1.106 euros e em 2010 rondou,
segundo a responsável, os 800 euros. "Prevemos que os preços se
mantenham ou até baixem. Mas só depois de vermos é que decidiremos por
outras formas de luta", salientou Berta Santos.
Isabel Marrana espera que o próximo ano traga boas notícias para o
sector. "Temos de fazer um esforço grande de adequação dos stocks
existentes à comercialização e de promoção do produto. Não há outra
fórmula", frisou.
Os principais mercados de vinho do Porto encontram-se em recessão, e
explorar novos mercados implica investimentos altos. Por isso, a AEVP
reivindica a criação de um fundo promocional de marcas próprias, com
os 8 milhões de euros retirados pelo Estado ao IVDP. A associação
defende ainda uma alteração institucional neste instituto para uma
figura privada mas de carácter público. Estas propostas já foram
apresentadas ao Governo.
http://www.oje.pt/noticias/negocios/vendas-de-vinho-do-porto-deverao-cair-4-em-2011

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