quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Desfasamento entre a oferta e a procura de produtos lácteos em Espanha

22-02-2012
Fonte: ANIL/Distribución Actualidad
A produção espanhola de leite não é suficiente para abastecer o
consumo nacional e há que recorrer a importações, especialmente de
França e de Portugal. A volatilidade dos preços na origem e a pressão
da distribuição sobre as margens abortam alterações radicais, mas
necessárias. A quota leiteira espanhola (6,36 milhões de toneladas) é
deficitária e isto coloca o país em desvantagem face aos vizinhos
comunitários. Em 2015 serão desmanteladas as quotas leiteiras e haverá
que reposicionar-se no mercado.

Inovação necessária
A inovação converteu-se num factor chave na produção e
industrialização do sector. Elaborados e derivados do leite confluem
num terreno em que o tecido industrial tende a concentrar-se.
Multinacionais, com actividade diversificada e um largo leque de
referências, sob o 'guarda-chuva' de grandes marcas, competem com as
MDD, num mercado em que o leite embalado, pronto a consumir, continua
a ser o mais importante segmento de mercado e o produto básico, por
excelência. A redução do impacto ambiental em formatos e embalagens
ganha terreno e impõe-se em novos produtos e novas gamas.
Três clássicos
Os dados auditados pela Symphony IRI no mix leite e soja apontam para
um volume superior aos 2,8 mil milhões de litros, distribuídos pelos
canais de livre-serviço, com um valor de 2,1 mil milhões de euros, o
que em ambos os casos supõe uma redução de valores e volumes na ordem
de 1%.
O segmento do leite clássico, nas suas três variedades, (inteiro,
semi-desnatado e desnatado) capta mais de três quartas partes do
volume (75,4%) e mais de metade das vendas (65,3%). A maior
participação corresponde ao leite semi-desnatado com valores
superiores a 40%. No que se refere às marcas, as MDD impõe-se nos
lineares, representando mais de metade da procura em volume e 40% em
valor. No Top-5 destacam-se fabricantes como a Capsa, a Lactalis e a
Pascual, mas todas quotas inferiores à marca própria.
A marca branca em embalagem tetra-brik domina o subsector do leite
embalado (40,8% das vendas e 50,7% dos volumes. Contudo, em garrafa de
plástico o seu peso reduz-se notavelmente, não ultrapassando os 3%,
sendo superada pela Central Lechera Asturiana e Pascual.
Iogurtes, linear e degustação
O iogurte adquire protagonismo entre os derivados do leite. A explosão
das iogurterias está a impulsionar o respectivo consumo e eleva-o à
categoria do produto-degustação, que admite múltiplas combinações. Os
estudos da Symphony IRI confirmam a sua pujança. Mais de 785 mil
toneladas distribuídas por todos os segmentos do mercado, com um valor
superior a 1,9 mil milhões de euros, o que supõe um crescimento, quer
em volume, quer em valor, a rondar os 2%.
Os segmentos-estrela do mercado são os bífidus, outros leites
fermentados L Casei e desnatados. Estes últimos apresentam
crescimentos de dois dígitos em valor (mais 11,7%) e de quase 6% em
volume. Os iogurtes desnatados são a única categoria em que as vendas
de MDD superam as da Danone, situados quase a par com a marca
Vitalínea Tradición. O seu maior rival, a MDD, saca três pontos de
vantagem em valor (44.4%) e quase dobre em valor (61,3% face a 30,6%).
O alto preço da marca líder condiciona em alguns segmentos a
respectiva compra. O Actimel da Danone capta 71,8% do valor, mas
apenas 56,6% do volume. As referências da grande distribuição crescem
ligeiramente desde o ano transacto, mas não conseguem descolar da
segunda posição (27,5% em valor e 42,8% em volume).
No que se refere ao mercado total de iogurtes, no quadro dos
principais operadores os nomes da Danone, Kaiku, Nestlé, CLAS e
Campina. La MDD ocupa a segunda posição entre os cinco primeiros.
Menos batidos
Com vendas de 158 milhões de euros e um contingente de 117,7 milhões
de Kgs, os batidos de leite evolucionaram em baixa. Assim o demonstram
as contracções de 2,2% e de 4,4% experimentadas em vendas e em volume,
respectivamente.
Novas variedades, surgidas nos últimos anos - smoothies, combinações
de fruta ou bebidas à base de leite – relegaram para um segundo plano
os batidos tradicionais. A MDD (com 34,3% em volume) compete com a
Puleva (33,5%) nos primeiros escalões do mercado, marcando uma ampla
margem de distância em relação aos restantes competidores (Nutrexpa,
Pascual e Parmalat-Letona).
http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia43437.aspx

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