terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Exportações portuguesas de vinho atingem 675 milhões de euros e 2,97 milhões de hectolitros, com vinhos tranquilos a aumentarem 10% em valor e 22% em volume

O IVV acabou de apurar os dados da exportação de vinho relativamente
ao ano de 2011 que se revelou muito positivo, tendo atingido 675
milhões de euros, o que representa 1,6% do valor total das exportações
nacionais (42,37 mil milhões euros) e 66% dos produtos "bebidas,
líquidos alcoólicos e vinagres" (1,02 mil milhões euros).
Os vinhos "tranquilos" (+10% em valor e +22% em volume) foram o
principal gerador deste crescimento, dada a quebra verificada nos
licorosos (-3,3% em valor e -3,4% em volume), essencialmente devido à
redução do volume de exportação de Vinho do Porto e Vinho Madeira.
Apesar desta redução, não houve oscilações negativas do preço médio,
dado que no Porto a variação foi de -0,5% e no Madeira chegou mesmo a
crescer 12,3%.

O valor das exportações de vinhos "tranquilos" representou 51% do
total, ultrapassando pela primeira vez o montante gerado pelos vinhos
licorosos.
A categoria dos vinhos espumantes manteve em 2011 tendência de
crescimento que vem registando, com incrementos assinaláveis de 46% em
valor e 25% em volume, apesar de apenas representar 1,6% do total das
exportações de vinhos. Ainda assim, 2011 marca esta categoria por se
ter ultrapassado o montante de 10 milhões euros.
Os principais mercados repetem-se em 2011, com Angola, França,
Alemanha, Reino Unido, EUA e Brasil todos a aumentar o volume
importado de Portugal. De forma mais acentuada, França cresce 32,2% e
Angola 27,9%; Alemanha 16,4% e Brasil 14,1%. Com aumento mais suave, o
Reino Unido aumenta 4,7% e os EUA 2,1%. Também o mercado da China
continua com interessantes níveis de crescimento, tendo importado mais
123% do que em 2010.
No valor das exportações, apenas Reino Unido e EUA tiveram
diminuições, com -2,6% e -4,1% respectivamente, tendo os restantes
evoluído positivamente com Angola a liderar o crescimento com +30,6%,
seguindo-se Brasil (+18,7%), França (+6,8%) e Alemanha (+5,5%). O
mercado chinês aumentou 91,7% em valor, mas com diminuição do preço
médio em 14%, para 1,35€/litro.
A par de Angola, também outros PALOP, como Guiné-Bissau, Moçambique e
S. Tomé e Príncipe registam bons níveis de crescimento, mas com preços
médios bastante inferiores à média nacional de 1,61 €/litro. As
exportações aumentaram para estes mercados, em volume e valor, com
preços médios para a Guiné Bissau de 0,62 €/litro, Moçambique de 0,69
€/litro e S. Tomé e Príncipe de 0,76 €/litro.
No continente americano, o mercado do Canadá que ocupa o 9.º lugar em
volume e o 7.º em valor, evoluiu na ordem dos 9% em valor e volume,
sendo o 2.º melhor mercado em termos de preço médio (3,12 €/litro)
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/02/21b.htm

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