terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Japoneses na Madeira para conhecer o Vinho Madeira

ARTIGO | TER, 14/02/2012 - 12:16


Neste inicio do ano, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato
da Madeira, IP (IVBAM), no âmbito do Programa Comunitário "Acções de
Informação e Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros
2011-2013" que prevê diversas acções de promoção do Vinho Madeira nos
EUA e Japão, acolhe pela segunda vez um grupo de sommeliers e
jornalistas especializados em vinhos, para visita à Região
Vitivinícola da Madeira.
O primeiro grupo, oriundo dos EUA, que visitou a Região no passado mês
de Janeiro, revelou-se já uma mais-valia para a promoção do Vinho
Madeira, nomeadamente através de vários artigos publicados na imprensa
norte americana e através de propostas de possíveis parcerias, entre o
IVBAM e alguns dos profissionais que nos visitaram.
Este novo grupo, que nos visita a partir de hoje e até a próxima 6.ª
feira, é proveniente do Japão e todos os seus elementos, são
detentores de proeminentes currículos em áreas relacionadas com o
sector dos vinhos e gastronomia.
Yoshiko Akehi é jornalista/escritora, reconhecida no trade vínico
japonês, tendo inclusive já publicado um livro no Japão, dedicado aos
melhores vinhos fortificados do mundo, no qual se inclui um
interessante capitulo sobre o Vinho Madeira.
Kishi HIsashi é um destacado sommelier, com vários prémios no seu
currículo profissional, director sénior da "Nippon Bartendres
Association" e proprietário do reconhecido Bar Ginza, em Tóquio.
Hirotaka Ozono, outro reconhecido sommelier, é o director da Japan
Sommelier Association e proprietario da Brasserie Vin d'ange
(Kagoshima, Kyushu).
Yuji Baba, é outro colega de profissão, que pertence aos quadros
directivo da conceituada escola de vinhos "Tasaki Shinya Wine Salon".
E a fechar o grupo de sommeliers temos ainda Kumiko Sugiuchi, que é
consultora vínica da Wine and Wine Culture co Ltd., faz parte dos
quadros da escola de vinhos Tanabe Yumi Wine Scholl e escreve vários
artigos para revistas de vinhos japonesas.
Do programa desta visita fazem parte visitas às empresas produtoras e
exportadoras de Vinho Madeira, onde estes profissionais irão tomar
conhecimento das especificidades do processo produtivo do Vinho
Madeira e terão a oportunidade de degustar vários tipos deste vinho,
único no mundo .
A degustação de produtos típicos da Região em harmonia com o Vinho
Madeira e os Vinhos de Mesa madeirenses também merecerá especial
atenção nas refeições deste grupo, que serão concebidas especialmente
para esse efeito. Ainda no que se refere aos vinhos de mesa produzidos
na RAM, será organizada uma prova comentada pelo enólogo residente da
Adega do IVBAM, em S. Vicente.
Os convidados terão ainda a oportunidade de se inteirarem da paisagem
vitícola e das suas especificidades (castas; sistemas de condução de
vinhas ;etc.) através de visitas a explorações de viticolas, quer a
norte quer a sul da ilha da Madeira.
Espera-se que este programa de visita se revista de grande eficácia,
permitindo que prescritores, com grande influência junto do consumidor
final japonês, conheçam todas as especificidades do processo produtivo
e do produto em si, mas também o seu local de origem, a ilha da
Madeira.
A visita deste grupo resulta da importância que o mercado nipónico tem
para o Vinho Madeira, sendo o primeiro mercado de exportação fora da
União Europeia, e do aumento de exportações que se tem vindo a
registar para este mercado, que em 2011 traduziu-se num aumento de 14%
de valor de volume de negócios, relativamente ao ano anterior.

http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/japoneses-na-madeira-para-conhecer-o-vinho-madeira

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