quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Novo curso de Marketing de Vinhos ensina a criar e valorizar marcas portuguesas

Por Agência Lusa, publicado em 14 Fev 2012 - 17:28 | Actualizado há 17
horas 8 minutos


A Escola de Negócios das Beiras lança em março o Curso de Marketing de
Vinhos, que pretende dar a conhecer estratégias de criação e
valorização das marcas portuguesas, para que elas ganhem um lugar de
destaque nas garrafeiras.

"O grande desafio é saber construir e acrescentar valor a uma marca.
Isso implica desde saber gerir bem o processo produtivo e da própria
adega, até encontrar, em função da realidade de cada produtor, uma
forma de responder às exigências do mercado", afirmou à agência Lusa
Agostinho Marques, coordenador e formador do curso.

Agostinho Marques exemplificou com os chamados "produtores de garagem,
que são quase ourives, fazem coisas muito pequenas e muito
interessantes", mas que depois não chegam ao mercado.

"Não basta fazer vinhos muito interessantes. Se não os soubermos dar a
conhecer, esses vinhos são interessantes para o produtor, para os
amigos e pouco mais. Todo o investimento na fase de produção acaba por
se perder ou, pelo menos, não trazer o valor acrescentado", frisou.

O produtor de vinho do Douro disse não haver dúvidas de que "Portugal
tem vinhos fantásticos" e, apesar da sua dimensão geográfica, também
tem a particularidade de ser "o país com maior número de castas
autóctones" e diversidade em termos de produção.

"O problema é dimensão do próprio país, que leva a que muitos
produtores também sejam de pequena dimensão, tendo depois dificuldade
em abalançar-se na internacionalização e na exportação de vinhos,
porque o seu peso face a grandes mercados de consumo acaba por ser
diminuto", frisou.

Apesar de a realidade dos vinhos portugueses no mercado internacional
já ter "mudado bastante", e de terem alcançado prestígio em termos de
comentários e em concursos internacionais, Agostinho Marques explicou
que eles ainda não conquistaram um lugar próprio nas prateleiras.

"Nas prateleiras dos supermercados, das garrafeiras a nível
internacional, o vinho português infelizmente ainda está naquele nicho
destinado ao resto do mundo. Ou seja, ainda não conseguiu conquistar
um espaço próprio, como os vinhos franceses, espanhóis, australianos e
chilenos", acrescentou.

Neste âmbito, o curso ministrado pela escola de Viseu vai colocar "um
grande enfoque na criação e na valorização de uma marca, como poder
transmiti-la e como fazê-la sobressair numa panóplia enorme de vinhos
que estão disponíveis".

Segundo Agostinho Marques, o curso abordará "os passos que é
necessário dar, a procura de um agente, de um distribuidor, a ida ao
mercado, o pós-venda e o acompanhamento".

Na sua opinião, "todos esses passos são necessários para que haja uma
fidelização e para que quem está do outro lado perceba que compra algo
que não é vendido apenas uma vez" e que terá continuidade.

"O produtor tem de ter consciência de que não pode fazer este ano um
belíssimo vinho e para o ano um vinho médio. Tem de haver a
preocupação em manter um standard de qualidade", defendeu.

O setor vitivinícola é uma das apostas da Escola de Negócios das
Beiras, situada na Região Demarcada do Dão.

"Entendemos que seria muito interessante fazer este curso, até porque
há uma oferta muito limitada ao nível de formação de vinhos e de
compreensão do negócio do vinho", justificou Agostinho Marques, que
conta com uma vasta experiência na área da internacionalização.

O curso tem a duração de 74 horas e destina-se a produtores, equipas
de direção, profissionais de marketing, comerciais ou apenas
apaixonados pelo mundo dos vinhos.

http://www.ionline.pt/portugal/novo-curso-mrketing-vinhos-ensina-criar-valorizar-marcas-portuguesas

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