sábado, 31 de março de 2012

Um sabor português para todo o mundo

A família de Fernando Dias Ferreira, 67 anos, está desde sempre ligada
à comercialização de azeite.
30 Março 2012Nº de votos (0) Comentários (0)
Por:Gonçalo Silva

Os avós venderam o líquido de porta em porta, nas ruas de Lisboa e do
Porto, e o pai seguiu-lhes as pisadas nos negócios. "Sou descendente
de pessoas ligadas à comercialização de azeite. Estou nisto desde os
meus dez anos", explica o CEO da Cidacel/Manuel Serra, empresa com
sede na Lousã.
Em 1987 Fernando Ferreira dá um dos grandes passos para a obtenção do
sucesso: adquire a Cidacel/Manuel Serra - empresa constituída em 1965.
Actualmente, o grupo embala e comercializa azeite de três marcas
distintas (Serrata, Vila Flor e Beirão) para todo o Mundo. Com um
volume de negócios de 42 milhões de euros/ano está presente em 20
países. "Começámos a exportar em 1995 antevendo o que seria o futuro
da empresa. Um grupo que queira ter dimensão, só o poderá fazer
através da exportação. Entre 2010 e 2011 as nossas exportações para
todo o Mundo cresceram 21%", salienta Fernando Ferreira.
"Nós compramos o azeite a lagares e cooperativas do País e, através de
um moderno sistema de refinação, transformamos o produto para este
ficar nos parâmetros legais e com toda a qualidade pretendida",
explica o CEO.

O azeite é há muito um dos bilhetes de identidade de Portugal. "O
azeite português é líder de vendas no Brasil. Na Rússia, um dos nossos
mercados mais recentes, começa a ser um produto muito apreciado. Por
via de informação médica, quase todos os países do Mundo começam a
reconhecer os benefícios do azeite e as suas qualidades como um
produto saudável", sustenta.
A recente certificação de qualidade atribuída à empresa vai permitir
alargar as vendas .
Para o futuro, o objectivo do grupo Cidacel passa por conquistar novos
mercados, mantendo a qualidade. "Temos boas instalações, máquinas
modernas, colaboradores habilitados e laboratórios equipados para
testar a qualidade dos produtos. Trabalhamos com cadeias de
distribuição em todos os países para onde exportamos. Achamos que os
negócios estão consolidados nos mercados onde estamos presentes e
queremos entrar em novos países", confirma Fernando Ferreira.
Para chegar a novos destinos a estratégia parece já definida.
"Queremos dar a conhecer a nossa empresa, a nossa qualidade e o nosso
rigor. Vamos participar em mais feiras mundiais dedicadas ao sector
alimentar. Queremos conhecer mais clientes e pretendemos estar em
constante modernização", diz o empresário. A Cidacel/Manuel Serra
transforma e vende cerca de 12,5 milhões de litros de azeite por ano.
Cerca de 47% do produto segue para o mercado internacional, enquanto
53% vai para os supermercados portugueses. "No próximo ano queremos
inverter esses números. Queremos exportar mais", salienta Fernando
Ferreira.
Cerca de 60 funcionários trabalham nos dois espaços físicos do grupo.
Um na Lousã, outro localizado no Norte do País, em Vila do Conde. Das
linhas de enchimento, aos escritórios, passando pelo transporte e
armazenamento do azeite, a Cidacel/Manuel Serra quer levar um sabor
português ao Mundo.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/um-sabor-portugues-para-todo-o-mundo

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