segunda-feira, 14 de maio de 2012

Empresas alteram publicidade de alimentos para crianças

SAÚDE

por LusaHoje

As 26 empresas que em 2011 se comprometeram a não publicitar alimentos
e bebidas sem recomendações nutricionais, cujo publico-alvo são
crianças até aos 12 anos, cumpriram os objetivos traçados, revela um
relatório.
As conclusões resultam do primeiro relatório de monitorização dos
'Compromissos do Sector Alimentar em Portugal', uma iniciativa
promovida pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e pela
Federação das Indústrias Agro-Alimentares (FIPA) em 2009, a que a
agência Lusa teve acesso.
O compromisso assumido pelas 26 empresas do setor alimentar passa por
não apresentar "publicidade a géneros alimentícios dirigida a crianças
menores de 12 anos através da televisão, publicações e Internet,
excetuando-se os produtos que preencham critérios nutricionais que
tenham por base evidências científicas aceites e/ou recomendações
nutricionais, nacionais ou internacionais aplicáveis".

Abstêm-se igualmente de "efetuar comunicação comercial relacionada com
produtos alimentares em escolas do primeiro ciclo, exceto quando
especificamente solicitada ou acordada com a escola, e se destinar a
fins educativos".
De acordo com a análise efetuada a 31.400 'spots' publicitários das
empresas signatárias, que representaram em 2011 cerca de 60 por cento
da totalidade do investimento publicitário a alimentos e bebidas em
Portugal, a taxa de cumprimento na televisão, na imprensa e na
Internet foi total, conclui o relatório.
"Na televisão, a representatividade total da taxa de cumprimento foi
de 99,2 por cento, na imprensa foi de 100 por cento e na Internet foi
de 100 por cento", revela o documento.
Foram analisados 17 canais de televisão, cinco revistas para crianças
e 16 sites na internet.
Os 'Compromissos do Setor Alimentar' são uma iniciativa voluntária
onde os signatários se comprometem a alterar a forma como comunicam
com crianças menores de 12 anos.
Este compromisso segue o 'EU Pledge', uma iniciativa europeia com os
mesmos objetivos, lançada em 2007 com o contributo dos signatários
para a 'European Union Platform for Action and Diet, Phisical Activity
and Health', um fórum estabelecido pelo Comissário Europeu Markos
Kyprianou (anterior Comissário Europeu para a Saúde e Assuntos de
Consumo) em 2005, como forma de encorajar as partes envolvidas a
desenvolver iniciativas que promovam estilos de vida saudáveis no
contexto europeu.
O relatório de monitorização foi desenvolvido pela Accenture e pelo
Instituto Politécnico de Castelo Branco que avaliaram o cumprimento
dos compromissos assumidos pelas 26 empresas signatárias na vertente
publicitária nos diferentes órgãos de comunicação social.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2516193&page=-1

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