terça-feira, 29 de maio de 2012

Produtora de leite, com muito gosto!

OPINIÃO


Manuela Dias Pimenta


Desde há 2 anos a esta parte, tenho partilhado, de alguma forma, o
drama que os produtores de leite vivem por causa do PREÇO JUSTO do
leite.

Somos "uma classe que sempre esperou e espera mais do que aquilo que
recebeu ou recebe"! Por isso gostaria de deixar aqui uma outra imagem
do produtor.

Ser produtor de leite é acima de tudo um estilo de vida. Considero-me,
pois, privilegiada. Vejamos então:

- Como é bom acordar de manhã cedo, para ir fazer a ordenha, com o
canto dos pássaros;


- Como é bom chegar ao local de trabalho, a ordenha, e o único
engarrafamento foi o de uma colónia de formigas com quem cruzei no
percurso de 50 metros;

- Como é bom ver o céu azul num dia de primavera e os passarinhos a
acartarem coisas para o ninho;

- Como é bom ser reconhecida pelos meus animais quando chego à
vacaria, pois logo se aproximam como a dizer: "BOM DIA!";

- Como é bom poder ajudar uma vaca a parir, a fim de lhe minimizar o sofrimento…

Poderia estar aqui a enumerar uma infinidade de acontecimentos do
quotidiano de uma exploração de vacas de leite que são daqueles que me
enchem o ego e me fazem sentir que foi para isto que nasci.

Sou Produtora de Leite com PAIXÃO! Tento transmitir isso mesmo aos
meus filhos e a todos quantos se cruzam com a minha exploração. Se não
passam por cá, levo-lhes onde for preciso a "magia" da produção. E
como é bom ver crianças de olhos a brilhar, excitadíssimas, porque "a
vaca foi à escola", porque ouviram o bater do coração de um vitelo,
porque ordenharam uma vaca a sério.

Proporcionar momentos em que a sociedade pode interagir com a
exploração é mais uma fonte de alimentação à minha PAIXÃO que é
produzir leite.

Àqueles que vivem de e para a transformação e comercialização do leite
produzido com esta paixão deixo aqui um apelo:

- Não matem esta PAIXÃO! É importante não ficarmos dependentes do
leite de outros países quando nós o sabemos produzir tão bem e com
tanta dedicação!

Manuela Dias Pimenta
Produtora de leite
Licenciada em Engenharia Agro-Pecuária

http://www.agroportal.pt/a/2012/mdias.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário