quarta-feira, 25 de julho de 2012

Madeira: secretário regional afirma que incêndios não afectaram produção de vinhos

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25 de Julho, 2012

O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais afirmou hoje que
os incêndios não afectaram a produção de uvas para o Vinho Madeira,
acrescentando que o tempo quente está a favorecer a qualidade e que
será «um ano excepcionalmente bom».
Manuel António Correia falava na apresentação de uma nova campanha de
Vinho Madeira, que este ano sugere o seu consumo refrescado durante os
meses de verão, para demonstrar que esta produção tradicional é
«versátil» e pode ser consumida «fresca e num ambiente descontraído».

«No sector vitícola, dada a distribuição das principais manchas de
produção de uva, não houve afectação directa, embora possam existir
alguns casos pontuais, mais de produtores directos», disse o
governante.


Manuel António Correia adiantou que «nos locais onde os incêndios
tiveram mais incidência as uvas tradicionais do Vinho Madeira não
foram muito atingidas», embora se admita «um ou outro caso pontual,
mas sem expressão para a produção deste ano».

O responsável realçou que, apesar do "tempo quente ter muitos efeitos
negativos, este ano o aumento da temperatura vai beneficiar a produção
de uvas, especialmente os que regaram na altura devida as parreiras».

«O tempo quente só favorece a maturação e qualidade das uvas»,
salientou, acrescentando que «a vinha está limpa saudável, é um ano
com condições de qualidade muito bom e, até aqui, excepcionalmente
bom».

Por seu turno, a presidente do Instituto do Vinho, Bordado e
Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Cabaço, acrescentou que devido a
esta situação «existe um avanço de maturação de sete a 10 dias, sendo
provável que, se se mantiverem estas condições, as vindimas comecem
uma semana mais cedo».

O secretário regional destacou ainda a importância da campanha do
Vinho Madeira hoje apresentada, considerando que em altura de
dificuldades é necessário ser «regionalista e parcial no sentido
comercial».

O programa integra-se num projecto desencadeado há alguns anos de
«promoção e valorização do mercado regional para o Vinho Madeira», que
representa já 16 por cento do total do negócio e 21 por cento do
valor.

Manuel António Correia opinou também que esta campanha, que representa
um investimento de 7.000 mil euros, 85 por cento dos quais
co-financiados por fundos comunitários, constitui igualmente um
«desafio e estímulo para toda a sociedade madeirense», apostando no
consumo de uma produção regional que se traduz em dividendos para a
economia madeirense.

«Isto é bem mais que uma campanha de vinho, é por toda a economia e
todos os aspectos sociais da Madeira», concluiu.

A responsável do IVBAM realçou que a campanha aposta em servir o Vinho
Madeira fresco durante os meses de verão, sobretudo as produções de
três e cinco anos, uma sugestão que será divulgada em associação com o
Rali Vinho Madeira (que vai para a estrada este fim de semana) e em
cerca de 15 restaurante que aderiram à iniciativa 'Madeira com
entradas' (concurso para apresentar a melhor associação deste produto
com a gastronomia) nas chegadas do aeroporto da Madeira e nas redes
sociais.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=55286

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