sábado, 11 de agosto de 2012

Rutz escolhe cortiça como matéria-prima

por Catarina Vasques RitoOntem


Os fundadores da marca Rutz, Hugo baptista e Raquel Castro
O mercado tem uma nova marca de sapatos para o público feminino desde
o início deste ano 100% 'made in Portugal'.

A Rutz surge no mercado nacional em janeiro de 2012, uma marca de
sapatos para mulher cuja matéria-prima é a cortiça, produzida no nosso
país. Os mentores do projeto são hoje um casal, Raquel Castro e Hugo
Baptista, que se conheceram durante os tempos do liceu.
"É um cliché dizer isto, mas adoro sapatos. Ter uma marca de calçado,
desenhada por mim, consciente das minhas limitações nessa área,
fabricar em Portugal e usar recursos naturais locais sempre foi o meu
sonho de adolescente", explica Raquel Castro, uma das donas da Rutz ao
DN.
A primeira coleção primavera-verão 2012 dá a conhecer o conceito da
marca, "prático, confortável e trendy", com modelos de saltos altos
(cunha), médios e rasos (sabrinas) para agradar a todos os públicos.
"A primeira coleção é obviamente mais pequena para perceber a
aceitação junto da consumidora."
Todas as propostas são feitas integralmente em cortiça, sempre com
pormenores de cor , quer no tingimento integral do sapato quer na
aplicação de pequenos detalhes, como corações ou frases bordadas à
máquina no salto ou na zona do calcanhar.
"Somos uma marca portuguesa que quer prestigiar o nosso artesanato,
como é o caso da linha dos Lenços dos Namorados do Minho (linha
Lencinho)", frisa Raquel Castro. O design e a comunicação são da
responsabilidade de Raquel Castro, Hugo Baptista gere e faz a
estratégia de expansão da Rutz (tem um emprego a tempo inteiro noutra
área). "Estamos a começar e não podemos estar ambos somente dedicados
à marca. Todo o investimento foi feito por nós, sem apoios bancários
ou governamentais", explica.
A empresa tem ainda uma terceira sócia, Teresa Vieira da Cruz, "que
ajudou na construção inicial, orienta em algumas ideias, mas o projeto
é meu e do Hugo".
A internacionalização da marca está a ser feita com a ajuda das
plataformas como a rede social Facebook e o site (que está disponível
em www.rutz.pt). "No final do primeiro trimestre já tínhamos
encomendas da Holanda, do Canadá e de Macau." A estes países
juntaram-se o Brasil (São Paulo), Suécia e Luxemburgo.
No site é possível saber o nome das lojas multimarca onde a Rutz está à venda

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2713238&page=-1

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