terça-feira, 4 de setembro de 2012

Frutas e legumes portugueses lançam-se no mercado asiático

Por Agência Lusa, publicado em 3 Set 2012 - 15:35 | Actualizado há 19
horas 52 minutos
Share on printImprimir Share on tweetEnviar

Os produtores de frutas e legumes nacionais vão estrear-se,
quarta-feira, nas feiras asiáticas, à procura de oportunidades num
mercado com potencial para os produtos de valor acrescentado e os
pequenos frutos, como framboesas e mirtilos.

Em declarações à Lusa, o diretor executivo da Portugal Fresh
(Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal),
José Canha considerou que estes "são os produtos que neste momento têm
condições" para chegar à Ásia.

Em destaque na Asia Fruit Logistica, que decorre em Hong Kong, vão
estar produtos da 4ª gama (prontos a consumir, como saladas e
preparados para sopas), tomate "cherry" e "berry", e frutos como
morangos, framboesas e mirtilos que podem ser transportados por via
aérea "com preços competitivos", nomeadamente desde que se iniciaram
os voos diretos diários para os Emirados Árabes Unidos.

José Canha adiantou ainda que há condições para o transporte marítimo
de outros produtos que Portugal quer promover como a pera, maçã e
ameixas, e eventualmente os citrinos e os pêssegos.

"Neste momento há um transporte marítimo muito importante da China
para a Europa e no regresso os contentores voltam vazios", o que
poderá beneficiar o comércio em sentido inverso.

As empresas da Portugal Fresh vão estar em Hong Kong, entre quarta e
sexta-feira, a fazer uma prospeção do mercado asiático, nomeadamente
de países como a China, explorando a proximidade a Macau.

"Queremos explorar este mercado porque tem capacidade de compra e o
consumo está a crescer", salientou o mesmo responsável, acrescentando
que estão a ser contactados parceiros comerciais locais que já estão a
promover o vinho e o azeite naquela região.

Embora o mercado europeu continue a ser o mais importante para os
produtores nacionais, outras regiões têm assumido preponderância nos
últimos anos, como a América Latina, com destaque para o Brasil e
África, onde sobressai Angola.

José Canha frisou que o objetivo passa não só pela internacionalização
das empresas portuguesas, "que têm investido muito na inovação", mas
também por exportar esse conhecimento e vender serviços a países que
querem apostar na produção própria

Na edição de 2011 da Asia Fruit Logistica participaram 332 empresas de
33 países, maioritariamente asiáticas (36 por cento).

A participação da Portugal Fresh neste certame enquadra-se num
conjunto de ações financiadas com fundos comunitários que incluirão
ainda, este ano, missões empresariais ao Brasil e a Madrid e uma
missão empresarial inversa da América Latina.

http://www.ionline.pt/portugal/frutas-legumes-portugueses-lancam-se-no-mercado-asiatico

Sem comentários:

Enviar um comentário