quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Jumbo vende mais barato

ESTUDO DA DECO

por Céu NevesHoje

O Jumbo ganhou à concorrência ao praticar os preços mais baixos do
mercado, segundo o estudo deste ano da Deco Proteste. A cadeia coloca
três lojas nos primeiros lugares.
Um consumidor que viva na Amadora pode poupar 435 euros por ano se
escolher entre o Jumbo do Dolce Vira Tejo e o supermecado Seleção. É a
poupança máxima no estudo dar revista da associação de consumidores,
que aconselha os portugueses a procurar, procurar os produtos de menor
custo.
Aquela loja "arrasa os Mosqueteiros e o Continente que brilharam no
estudo anterior", refere o estudo da Proteste, a que o DN online teve
acesso e que será publicado na edição de outubro. Seguem-se-lhe os
Jumbo de Vila Nova de Gaia e Jumbo do Rio Tinto, sobretudo nas
mercearias e drogarias.
A comparação entre cadeias coloca na segunda posição o Continente, o
Continente Modelo, o Pão de Açúcar e o Pingo Doce, relegando para
terceiro lugar o Continente Bom Dia.
O melhor que o consumidor tem a fazer, aconselha António Souto,
coordenador do estudo, "é comparar os preços e mudar de
estabelecimento consoante o custo de cada produto ". É, aliás, isso
que os portugueses já fazem devido à crise, mas também porque as
cadeias investem cada vez mais no comércio de proximidade.
Em termos de estratégia de mercado, os híper colaram-se a partir de
2007 às chamadas lojas de desconto. Estas perderam nos produtos com
marca do fabricante e sofrem forte concorrência das grandes
superfícies nos produtos mais baratos e de marca própria.
A Deco aconselha o uso dos cartões de fidelização e uma análise
cuidada das promoções se quer mesmo poupar.
Ir às compras com uma lista é fundamental, desde que seja seguida à
risca e só comprando os produtos de consumo habitual.
O consumidor pode fazer uma simulação de preços da zona onde vive
através do site deco.proteste.pt/supermercados

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2791134&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário