sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Supermercados lançam campanha para reduzir desperdício de alimentos

26-09-2012 às 12:290

inShareVários super e hipermercados lançam hoje uma campanha para
incentivar os consumidores a evitar o desperdício de alimentos, que em
grande parte tem origem nas casas de cada um, divulgou a associação do
setor.
A Associação das Empresas de Distribuição (APED) explica que a
campanha "Redução do Desperdício Alimentar", a decorrer até final de
outubro em lojas de alguns dos seus associados, pretende sensibilizar
para a importância de diminuir as quantidades de alimentos que acabam
no lixo.
Além de poder tornar-se um problema ambiental, com o depósito em
lixeiras e transformação em gases com efeito de estufa, o desperdício
alimentar também é apontado por especialistas como inaceitável quando
se começam a enfrentar problemas para conseguir alimentar a população
mundial em crescimento.
Os clientes dos super e hipermercados aderentes à campanha encontram
informação sobre como seguir condições de utilização eficiente e de
armazenamento dos alimentos, como realizar um rigoroso planeamento das
compras e como conseguir uma melhor compreensão das datas na
rotulagem.
Ajustar as doses cozinhadas e servidas às necessidades de cada um, ter
cuidado com os prazos de validade, ao guardar as compras, ou utilizar
as sobras das refeições são alguns dos conselhos da campanha que tem a
parceria da Agência Portuguesa do Ambiente.
Esta ação de sensibilização decorre nas lojas Continente, El Corte
Inglés, Jumbo e Pão de Açúcar, Novo Horizonte e Pingo Doce.
Um estudo da Comissão Europeia citado pela APED estima que cada
consumidor doméstico seja responsável pela produção anual de 76
quilogramas de resíduos alimentares.
O consumidor doméstico produz cerca de 42% do desperdício alimentar
global, grande parte do qual poderia ser evitado, acrescenta.
E as estimativas referem que este tipo de lixo causa 45% das emissões
anuais de gases de efeito de estufa, responsáveis pelas alterações
climáticas.
A APED recorda ainda que, no ano passado, as empresas suas associadas
doaram 9,2 milhões de euros em alimentos a instituições de
solidariedade.
Diário Digital com Lusa

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=593701

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