quinta-feira, 4 de outubro de 2012

“Algumas empresas irão desaparecer”

Entrevista

Sónia Santos Pereira
04/10/12 00:05

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Jorge Monteiro é o presidente da Vini Portugal.
Jorge Monteiro vê espaço para os vinhos portugueses no mundo. Mas é
preciso ser consistente na qualidade.

O sector assiste a uma transferência do consumo para vinhos a preços
mais competitivos, que rondam 1,90 euros. Como analisa este
comportamento?
É normal quando a generalidade do consumidor vê o seu poder de compra
fortemente reduzido. O deslocamento para produtos mais baratos, que
geram menor margem é sempre um sinal de preocupação, acentuado quando
o volume consumido não cresce. Esta tendência pressiona os agentes
económicos a orientarem-se para os mercados internacionais. Mas nem
todos estão preparados para este desafio. O valor das exportações
cresce de modo consistente, mas não é de esperar que estes ganhos
compensem as perdas no mercado doméstico. Algumas empresas irão
desaparecer, com certeza.

Qual é actualmente a imagem do vinho português no mundo? Tem espaço
para vencer?
Tem havido progressos na conquista de notoriedade internacional pelos
vinhos portugueses. É esse um dos objectivos para a marca Wines of
Portugal, gerida pela ViniPortugal. Portugal tem de se afirmar pela
diferenciação, fugindo a estratégias de volume. A estratégia para a
marca passa pela proposta de vinhos diferentes, tirando partido do
vasto leque de castas. Temos de apresentar produtos de qualidade
consistente e uma boa relação preço/benefício.

Que balanço faz da campanha "A Copo"?
É cedo para fazermos um balanço. A campanha A Copo visa alterar
hábitos de consumo, o que exige tempo e persistência. É notória a
crescente receptividade da parte dos restaurantes e bares.

http://economico.sapo.pt/noticias/algumas-empresas-irao-desaparecer_153148.html

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