sábado, 6 de outubro de 2012

Produtor transmontano lança azeite com ouro

Publicado em 2012-10-04



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Um produtor de Alfândega da Fé vai lançar no mercado uma mistura do
tradicional azeite com folha de ouro comestível.


foto ARQUIVO GLOBAL IMAGENS


"Tem mesmo ouro de 23 quilates", assegurou Artur Aragão à agência
Lusa, explicando que se trata de uma mistura do tradicional azeite com
folha de ouro comestível. O consumidor não irá ver o ouro, mas
saborear a combinação de dois produtos com benefícios para a saúde.

Segundo a Casa Aragão, às vantagens inerentes ao azeite, uma gordura
natural rica em várias vitaminas, juntam-se os benefícios do ouro,
utilizado há mais de seis mil anos pelos egípcios no combate a doenças
como arteriosclerose, reumatismo, do aparelho digestivo, e até como
afrodisíaco.

A inspiração surgiu de outros produtos que existem já nos mercados
internacionais que contêm ouro. Artur Aragão deu o exemplo de "um
sorvete de Nova Iorque, nos Estado Unidos da Amércia, que custa 2500
dólares (1936 euros), um hambúrguer também com folha de ouro, em Las
Vegas, ao preço de 666 dólares (515 euros)", e algumas bebidas.

O preço do novo azeite será mais modesto, embora "um pouco mais caro"
do que os azeites tradicionais. Uma garrafa de 250 mililitros do
azeite com ouro custará cinco euros, quase o triplo dos outros azeites
certificados comercializados por este produtor com Denominação de
Origem Protegida (DOP) e biológicos.

O novo produto destina-se "a outros mercados" e o objetivo é "abrir
portas" para o exterior a uma empresa onde as exportações
representaram, em 2011, 40% da faturação de um milhão de euros.

Os mercados asiático e dos Estados Unidos da América são a aposta do
produtor, que ainda recentemente conseguiu conquistar novos
apreciadores em Macau, na China e na Indonésia com o primeiro azeite
biológico para bebés e crianças, o Alfandagh Kids.

O Brasil é um dos principais mercados internacionais deste produtor
transmontano, que exporta também para vários países da Europa.

O azeite com ouro será o primeiro desta casa sem certificação porque
não pode, segundo o empresário, ser um azeite DOP ou biológico, já que
as regras não permitem adicionar nada ao azeite - nem mesmo ouro.

O lançamento deste azeite com ouro será feito, esta quinta-feira à
noite, em Alfândega da Fé, com um concerto, no lagar de azeite da Casa
Aragão, a cargo de duas bandas pop/rock, com a intenção de chegar à
população mais jovem, dos 18 aos 30 anos, que em geral presta menos
atenção a este produto.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2809883&page=-1

1 comentário:

António disse...

Interessante que mais uma empresa produtora de azeite se decida por esta evolução que,não sendo propriamente uma novidade (a empresa LOCA , de Alcaria,Covilhã há já alguns anos que iniciou processo semelhante)vem, contudo, amentar a oferta deste tipo de azeite,o que se saúda.

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