sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Produtores da costa alentejana querem mostrar que no litoral também se faz bom vinho

25-10-2012




Dez produtores de vinho da costa alentejana associaram-se para
divulgar a influência positiva do mar na qualidade dos seus produtos e
promover o turismo na região, realizando um primeiro encontro em
Grândola, na sexta-feira.

Miguel Palma, director comercial da Herdade da Comporta, no concelho
de Alcácer do Sal, explicou à agência Lusa que a proximidade com o
oceano Atlântico é «a grande diferença» entre os vinhos produzidos no
litoral e os que são feitos no interior do Alentejo.

Nas zonas de Beja e Évora, as vindimas terminam no final de Agosto,
devido aos «calores mais fortes», enquanto no litoral esta fase se
prolonga até à terceira semana de Setembro, garantindo vinhos com «boa
acidez» e «bastante frescos», realçou o gestor, que é também o
porta-voz dos produtores vitivinícolas.

Miguel Palma referiu que «a maioria» dos produtores desta região são
«desconhecidos», não só porque se trata de «projectos recentes», mas
também porque são de «pequena dimensão».

Os produtores sentiram necessidade de se «organizar» para «falar nos
vinhos produzidos no litoral» e «promover» a região, realizando-se, na
sexta-feira, o primeiro encontro do sector, na Herdade das Barradas da
Serra, em Grândola, disse o porta-voz.

A iniciativa, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo
Litoral e pela Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano,
junta dez produtores de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira e Santiago
do Cacém, que irão divulgar os seus produtos junto de profissionais da
hotelaria, da restauração, do comércio e da comunicação social.

Miguel Palma afirmou que a Herdade da Comporta tem «expectativas
grandes» para este encontro e manifestou-se convencido de que «as
pessoas vão ter algumas surpresas relativamente àquilo que vão
encontrar».

Para José Eduardo, relações públicas das Cortes de Cima, adega
instalada na Vidigueira mas com vinhas na zona de Vila Nova de
Milfontes (Odemira), o evento de sexta-feira servirá para «estender a
marca» para a costa alentejana.

O responsável vincou que o encontro tem também o objectivo de
«potenciar» a região, que considera «ostracizada», e demonstrar que
«há potencial para muito mais em termos de turismo», além das praias.

O presidente Entidade Regional de Turismo do Alentejo Litoral, Carlos
Beato, considerou que o vinho «ainda não tem um papel muito relevante
na economia» da região, realidade que pretende ver alterada.

Carlos Beato realçou que «tornar os vinhos conhecidos é um bom
objectivo», mas que os «responsáveis turísticos» e o «próprio
território» também beneficiam com esta divulgação.

Fonte: Lusa

http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia44908.aspx

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