sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Reduzir preços para competir com as marcas brancas

2012.10.26 (00:00) Conjuntura
A Danone deve reduzir, de maneira significativa, os preços dos seus
productos lácteos em algumas partes da Europa para conseguir competir
com os baixos preços das marcas brancas, de acordo com a opinião do
gigante bancário francês Societé Générale. A preocupação inicial com a
forte quebra do consumo lácteo europeu deu lugar à emissão de uma
advertência sobre os resultados da Danone no final do semestre.

Os produtos lácteos da Danone nos países emergentes reportaram um
sólido crescimento de venda, bem como nos Estados Unidos e Rússia, mas
as suas operações na Europa apenas apresentaram um crescimento de 0,7%
no período terminada a 30 de Setembro. As vendas no Sul da Europa,
durante o terceiro trimestre apresentaram uma quebra de 10%
relativamente ao mesmo período de 2011.

De acordo com uma nota do director da Société Générale e responsável
da European Food Production Research, Warren Ackerman, as descidas de
preços teriam que rondar os 30% para poderem ser competitivas com os
preços das marca mais baratas e accionarem uma recuperação do consumo.

Não há soluções de curto prazo
"A Danone reportou perdas em Espanha, Itália e Alemanha superiores a
10% no terceiro trimestre de 2012. Se bem que os restantes negócios,
em particular nos mercados emergentes, apresentem um bom desempenho, o
crescimento do grupo encontrará obstáculos, até que vejamos
estabilização nestes países", referiu Ackerman. Em Espanha e Itália,
onde os preços de produtos como os iogurtes da Danone são o dobro dos
equivalentes das marcas brancas, as vendas caíram dez por cento. A
Danone confirmou que só agora está a pensar reduzir preços, mas não
avançou em relação às percentagens dessas reduções.

De acordo com Warren Ackerman, as significativas descidas de preços
por parte da Danone tentarão voltar a atrair os consumidores de países
como Espanha, Itália e Grécia, onde o desempenho chega a ser de
quebras a rondar os 25%. "Acreditamos que as descidas de preços não
poderão ser inferiores a 30%, para além de mais promoções",
acrescentou.

http://www.anilact.pt/informacao-74/6552-reduzir-precos-para-competir-com-as-marcas-brancas

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