sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Retalho português contra o despedício alimentar

Planear compras ou aproveitar restos são conselhos úteis

As empresas de distribuição portuguesas juntaram-se ao restante sector
do comércio europeu para sensibilizar os consumidores a reduzirem o
desperdício de alimentos
17 Outubro 2012Nº de votos (4) Comentários (0)



O objectivo é, no âmbito das políticas ambientais, "sensibilizar o
consumidor para a questão da melhor utilização dos produtos", diz a
directora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição
(APED), Ana Trigo Morais, citada pela Lusa
O sector retalhista compromete-se a atingir um conjunto de metas a
nível europeu para contribuir para a redução dos resíduos gerados na
sua actividade e a APED foi uma das entidades a assinar um acordo
nesse sentido.
Esta tarefa implica várias acções, como campanhas de sensibilização.
Aliás, está a decorrer uma iniciativa da APED focada no combate ao
desperdício alimentar e para o próximo ano estão previstas campanhas
visando a recolha de óleo usado, avançou a responsável.
O sector não alimentar também será alvo de uma iniciativa para apelar
à reutilização e reciclagem de equipamentos e bens de consumo, assim
como informar acerca do destino mais adequado a dar aos produtos que
deixam de ser utilizados.
Estudos europeus concluem que muito do que é comprado nos super e
hipermercados resulta em desperdício e os consumidores serão
responsáveis por cerca de 40% do total na área alimentar.
"No momento que Portugal atravessa, é particularmente importante
sensibilizar o consumidor para que, através de pequenas preocupações,
pequenos gestos, consiga evitar o desperdício alimentar e gerir melhor
o seu orçamento", defendeu Ana Isabel Pinto Morais.
Entre as sugestões da APED, transmitidas nos hiper e supermercados,
estão o planeamento das compras, a atenção a ter na leitura da
rotelagem dos produtos, verificar os prazos de validade de acordo com
o período em que se pretende consumir os bens e reaproveitar as sobras
de alimentos em casa.
O desperdício alimentar verifica-se nos lares dos consumidores, mas
também na produção e na distribuição, por isso, a APED aconselha os
seus associados a adoptarem um processo célere de escoamento de
stocks, adaptarem as quantidades disponíveis de produtos perecíveis às
necessidades dos consumidores e investirem na cadeia de frio para
apostar na melhor conservação.
O compromisso voluntário do sector do comércio é promovido pelo Retail
Forum For Sustainability (forum do retalho para a sustentabilidade),
conta com a participação da Comissão Europeia e tem como objectivo
promover a redução de resíduos junto dos consumidores, para uma
sociedade e economia mais sustentáveis.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/retalho-portugues-contra-o-despedicio-alimentar

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