sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Formar, Comunicar e Concentrar é a estratégia do IVDP para 2013

Apostar na formação, na comunicação digital e na concentração de
países alvo são as três inovações do Plano de Promoção e
Internacionalização (PPI) que o Instituto dos Vinhos do Douro e do
Porto (IVDP) apresenta para 2013. O documento, tornado público esta
semana após aprovação do Conselho Interprofissional, segue a lógica de
acção instituída no ano anterior: mantém uma visão de trabalho a três
anos, reorienta a acção para o território, reforça a aproximação
institucional à Agência para o Investimento e Comércio Externo de
Portugal (AICEP) e às embaixadas e mantém a ligação ao conceito Wines
of Portugal em iniciativas suas. Nos 2.9 milhões de euros a aplicar
este ano que vem inclui-se, pela primeira vez, a gestão da loja e dos
solares.

Reforço na pedagogia e na formação fora e dentro de portas é a máxima
do PPI para 2013. Um esforço redobrado em continuar a chegar não só
aos públicos profissionais, como sejam os alunos das escolas de
hotelaria de todo o mundo (Portugal, França, Suíça, Brasil, EUA, entre
outras) como também potenciar a presença do Vinho do Porto junto do
canal HORECA, reforçando o projecto "Saber Servir, Vender Melhor".
Esta é, aliás, a acção que o IVDP pretende ponha os portugueses a
beber mais Vinho do Porto. A iniciativa que arrancou em 2012 para
promover as boas práticas relativamente ao serviço do Vinho do Porto
nos restaurantes e bares turísticos e de gama média no Porto e no
Douro levou os profissionais do IVDP, entre Março e Outubro, a mais de
100 restaurantes, num total de duas dezenas de formações. Para o
Presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral "este é o caminho para que
os portugueses melhor conheçam o Vinho do Porto" até porque, continua
"Portugal tem condições significativas para crescer no consumo".

O plano visa também a concentração da estratégia de promoção nos
países alvo, elencando-se a França, Reino Unido, Brasil, EUA, Canadá e
Portugal, obviamente. A par, pela primeira vez, uma grande aposta na
comunicação digital, utilizando as ferramentas da web, como sites e
redes sociais, para levar mais longe o nome dos vinhos do Porto e do
Douro. Neste caso, os profissionais do IVDP já estão a ter formação
para poderem tirar partido de forma eficaz destas novas modalidades de
comunicar que, para Manuel Cabral, são o "um ponto fulcral para a
promoção genérica do Vinho do Porto abrindo mais portas às marcas". "É
importante reflectir que são as empresas que vendem, por isso,
preparamos este plano em estreita ligação com as mesmas", diz.

No PPI 2013 realça-se o trabalho com a Wines of Portugal, no âmbito do
qual o IVDP vai manter uma parceria forte em acções pontuais em
mercados nos quais actua. Há, também, uma autonomização das feiras que
deixam de estar agregadas a países e passam a valer por si como seja o
caso da Prowein e da Vinexpo. "Não faz sentido falarmos em acções nos
mercado integrando as feiras pois estas como são para o sector atraem
as atenções de todo o mundo e não só dos países onde decorrem",
explica o presidente do instituto.

A outra novidade diz respeito à integração da loja (no IVDP Porto) e
dos solares (Lisboa e Régua) neste plano de actuação. Pela primeira
vez, o documento inclui estes espaços que passam a integrar também o
PPI, assumindo uma lógica de promoção e de internacionalização. Se até
aqui eram tratados autonomamente, o IVDP quer aumentar as vendas,
captando mais clientes através de acções de dinamização e de contacto
com os operadores turísticos.

"Em 2012 deixei claro que a nossa estratégia seria adaptada consoante
os resultados. Houve um cuidado muito grande, no decorrer destes
meses, em avaliar cuidadosamente todos os passos dados, medir a
repercussão das acções e avaliar o eventual retorno. O plano de 2012
foi preparado e aprovado num prazo muito curto; o de 2013 já resume
toda uma monitorização que nos deu indicações da actuação a seguir a
seguir".

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2012/12/07c.htm

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