quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

IVDP com 2,9 milhões para promoção e internacionalização dos vinhos do Douro

Por Agência Lusa, publicado em 5 Dez 2012 - 19:27 | Actualizado há 7
horas 25 minutos

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) vai aplicar 2.9 milhões
de euros no Plano de Promoção e Internacionalização (PPI) para 2013,
que prevê ações de formação, de pedagogia e uma maior aposta no
mercado digital.

O plano foi hoje aprovado no Conselho Interprofissional do IVDP, que
decorreu no Peso da Régua.

O presidente do instituto público disse à agência Lusa que a verba
destinada à promoção e internacional dos vinhos do Douro aumentou
relativamente a 2012 (2.3 milhões de euros), mas cerca de 500 mil
euros dizem respeito à despesa da loja e dois solares (Lisboa e
Régua), que passam a integrar também o PPI.

Nestes espaços, que eram anteriormente tratados autonomamente, o IVDP
quer aumentar as vendas, captando mais clientes estrangeiros através
do desenvolvimento de planos de atividades e contacto com operadores
turísticos.

O plano a implementar no próximo ano, integrado na estratégia trienal
aprovada este ano, incluem o reforço do programa "Saber servir, servir
melhor" que visa a realização de ações de formação sobre vinho do
Porto em restaurantes e bares do Douro e Porto.

Entre março e outro decorreram 16 ações de formação que atingiram 115
restaurantes.

O objetivo é dar a conhecer melhor este produto, tantos nos
restaurantes ou bares que são procurados pelos cada vez mais turistas
que chegam ao Porto e depois sobem ao Douro, turistas esses que são
potenciais compradores desta bebida.

Manuel Cabral utiliza muito a expressão "os portugueses têm uma má
relação com o vinho do Porto", pelo que defende também que é "preciso
diversificar os momentos de consumo e alargar a base de consumidores".

O plano concentra o número de países alvo, nos quais incidirá a ação
principal do IVDP, e que passam a ser Portugal, França, Reino Unido,
Brasil, Estados Unidos da América e Canadá.

No entanto, serão depois realizadas ações em outros mercados no âmbito
da marca Wines of Portugal, com a qual o instituto desenvolve um
trabalho de colaboração.

O PPI faz uma abordagem diferente a algumas tipologias, autonomizando
por exemplo as feiras ou as ações de formação ou a comunicação digital
que passam a ser considerados como mercados e áreas de incidência.

O IVDP quer melhorar a comunicação no domínio digital, ou seja na
Internet e redes sociais, para o que está a decorrer uma formação
interna.

"Acreditamos que o mercado digital pode ter um papel forte para a
promoção genérica de vinho do Porto, abrindo as portas às marcas",
salientou.

Manuel Cabral referiu que o IVDP vai trabalhar ainda mais com as
escolas de hotelaria, procurando desenvolver contactos, por exemplo
com as escolas suíças, as quais considerou ser das melhores do mundo e
cujos formandos se espalham depois por vários países.

O responsável recordou programa com as escolas de hotelaria francesas
e referiu que, em 2012, foram realizadas ações de se sensibilização e
de conhecimento do vinho do Porto em 60 destas unidades.

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico
aplicado pela agência Lusa

http://www.ionline.pt/boas-noticias/ivdp-29-milhoes-promocao-internacionalizacao-dos-vinhos-douro

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