segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Marcas líderes querem recuperar terreno às marcas brancas

2012.12.17 (00:00) Espanha
As marcas brancas de alimentação estão a ganhar terreno em tempos de
crise, algo que não passa despercebidos aos fabricantes das primeiras
marcas, que esperam recuperar o terreno perdido no novo ano. Acreditam
que a nova Lei de Melhoria da Cadeia Alimentar que está a ser
preparada pelo Ministério da Agricultura, e que ainda está em fase de
ante-projecto, será fundamental.

O presidente da Promarca, Ignacio Larragoechea, explicou que 2012 foi
um ano "difícil" para as marcas de fabricante e no qual se verificou
um significativo "avanço" dos produtos das cadeias de distribuição,
que ganharam um ponto de quota de mercado.

Queda em inovação
Segundo Ignacio Larragoechea esta situação prejudica especialmente os
investimentos em investigação. "As grandes marcas também estão a
sofrer essa situação e embora haja muitas que mantêm os seus elevados
níveis de investigação em curso, como a Gillette, o imperativo do
preço fez com que as inovações tenham caído nos últimos anos", explica
ele. O novo quadro jurídico, que está a ser preparado pelo Ministério
da Agricultura estabelece que as grandes cadeias deverão formalizar
contratos escritos com os seus fornecedores, especificando as suas
"relações comerciais" e "não se poderá exigir, a outro operador,
informação sobre os seus produtos para além das que se justifiquem no
contexto da sua relação comercial".

Ignacio Larragoechea indica que outro ponto importante que é
desenvolvido na futura legislação e que ajudará, especialmente, as
marcas de fabricante é aquele que tem a ver com a "discriminação de
margens". Até agora, as grandes cadeias estabelecem os preços para os
produtos que vendem, aplicando margens, que na opinião dos fabricantes
são "discriminatórias". Do lado da Promarca argumentam que se não
houvesse esss alegada discriminação de margens, os produtos das marcas
de fabricante seriam 25% mais baratos.

O Ante-Projecto do departamento dirigido por Miguel Arias Cañete está
agora em fase de alegações e os produtores colocam nele todas as suas
esperanças nele para retomar o crescimento em 2013.

http://www.anilact.pt/informacao-74/6811-marcas-lideres-querem-recuperar-terreno-as-marcas-brancas

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