segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Porto e Douro subiram exportações em 2012

17 Dezembro 2012, 12:46 por António Larguesa | alarguesa@negocios.pt


Aumento do preço médio de venda ao exterior contribuiu para o
crescimento de 1% e 9% do volume de negócios, respectivamente.
Segundo as contas feitas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto
(IVDP), com base no total anual móvel (últimos 12 meses) em Novembro,
foram comercializadas para o exterior quase oito milhões de caixas de
vinho do Porto (equivalente a 95,9 milhões de garrafas). A subida de
0,9% do preço médio fez o volume de negócios subir para 308,7 milhões
de euros, mais 1% do que no período homólogo (305,6 milhões de euros).

Entre Dezembro de 2011 e Novembro de 2012, também os vinhos DOC Douro
foram vendidos no estrangeiro a um preço médio 1,4% superior. Em
volume, a exportação dos vinhos de mesa da região melhorou 7,6% –
saíram do País 12,3 milhões de garrafas – e o crescimento em valor
chegou aos 9%, gerando receitas de 37,1 milhões de euros.

Realçando o crescimento do preço médio, o presidente do IVDP, Manuel
de Novaes Cabral, considerou "muito positivo" o nível de vendas dos
vinhos da Região Demarcada do Douro, frisando em comunicado que isto
aconteceu "num ano em que se acentuou o cenário negativo em termos
económicos", incluindo em alguns dos "principais mercados" de destino
destes produtos, na Europa.

Estes dados das exportações são particularmente relevantes para a
fileira do vinho do Porto, uma vez que podem significar uma ligeira
recuperação no final deste ano, após a quebra de 4,1% registada em
2011 nas vendas totais (ou seja, incluindo o mercado nacional). No
entanto, apenas no final deste mês é que o instituto público terá os
dados relativos às vendas em Portugal até Novembro, uma vez que as
empresas do sector têm um prazo mais alargado para entregar essas
declarações à entidade reguladora e fiscalizadora.


Loja e solares entram nos 2,9 milhões para promoção em 2013
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto investiu este ano 2,3
milhões de euros no plano de promoção e internacionalização, com o
objectivo de contrariar a quebra no posicionamento comercial do vinho
do Porto ao longo da última década. O orçamento para 2013 aumenta para
2,9 milhões de euros, incluindo, pela primeira vez, a gestão da loja
no Porto e dos solares, em Lisboa e no Peso da Régua. Estas
estruturas, que até aqui eram tratados autonomamente, passarão a ser
geridas numa lógica de promoção das vendas e captação de mais
clientes, através de acções de dinamização e de contacto com os
operadores turísticos.


http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/agricultura/vinho/detalhe/porto_e_douro_subiram_exportacoes_em_2012.html

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