segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Vinho Madeira marca presença no Japão

Artigo | Seg, 10/12/2012 - 12:18

Entre os próximos dias 11 e 13 de Dezembro, a Secretaria Regional do
Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto, do Vinho, do
Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) irá promover várias ações
promocionais do Vinho Madeira junto do mercado nipónico.
Tóquio e Fukuoka serão as cidades alvo destas ações, que se
consubstanciarão através da realização de provas abertas, de
masterclass e almoços vínicos de Vinho Madeira, prevendo-se o
envolvimento de cerca de 200 participantes no conjunto destas acções.
Uma comitiva regional estará presente em todos os eventos, constituída
pela presidente do IVBAM, e pelos representantes das 6 empresas que
participarão nestas acções, a saber: «Pereira de Oliveira, Lda»,
«Madeira Wine Company, SA», «Henriques & Henriques, Vinhos, SA»,
«Justino's Madeira Wines, SA», «HMBorges, Lda.» e «Vinhos Barbeito,
Lda».
Assim, no dia 11 de Outubro, a abertura desta ação promocional do
Vinho Madeira no Japão será feita em Tóquio, no conceituado Tokyo Ark
Hills Club, com a realização de um masterclass sobre vinho Madeira,
que incluirá uma prova comentada, na qual serão provados 6 vinhos das
empresas participantes.
Pelas 14h00, no mesmo local e em sala contígua terá lugar a Prova
Aberta, dirigida a um leque mais alargado de convidados, onde cerca de
100 pessoas do sector vínico japonês terão a oportunidade de provar
cerca de 50 Vinhos Madeira de diferentes tipos e idades.
No dia 13 de Dezembro, já em Fukuoka, no hotel Okura, realizar-se-á o
masterclass sobre Vinho Madeira, ao qual se seguirá a prova aberta, em
moldes semelhantes às provas que decorreram em Tóquio.
De referir que, nesta cidade, será ainda realizado um almoço vínico,
no qual o Vinho Madeira será "harmonizado" com diferentes iguarias,
especialmente confecionadas para esse efeito. Este almoço será
realizado para um número limitado de 25 convidados do sector, que
incluem representantes da hotelaria e restauração, jornalistas da
especialidade e relevantes importadores locais.
A aposta promocional no Japão prende-se com a importância deste
mercado em termos de exportações do Vinho Madeira em países fora da
União Europeia, sendo um mercado com preço médio por litro superior à
média.
Nos últimos anos, o mercado Japonês tem sido um dos primeiros mercados
de exportação de Vinho Madeira, fora da União Europeia, tendo em 2011
registado um volume de exportação de 219.485,25 litros, o equivalente
a um rendimento bruto de cerca de € 1.268.66,25.
Todas estas ações enquadram-se num programa mais vasto que decorre ao
longo de três anos, tendo-se iniciado em 2011, e que é baseado numa
estratégia diversificada e inovadora de aproximação ao mercado
norte-americano e japonês. Estas ações enquadram-se no Programa de
Promoção de Produtos Agrícolas em Países Terceiros, sujeitas a um co-
financiamento de 70%.
Relacionado:
Regional

http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/vinho-madeira-marca-presen%C3%A7-no-jap%C3%A3o

Sem comentários:

Enviar um comentário