quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Preço da cortiça é o sucesso da internacionalização

As empresas corticeiras procuram novos nichos de mercado para um
crescimento sustentável


Corticeiras apostam no exterior
Reinaldo Rodrigues
14/01/2013 | 12:30 | Dinheiro Vivo
O preço da cortiça é um factor de sucesso na internacionalização do
setor, revela um estudo feito junto das empresa do setor corticeiro do
concelho de Santa Maria da Feira.
De acordo com esse estudo, as empresas estão a ser bem sucedidas no
mercado internacional graças ao preço, "revelando assim uma enorme
competitividade face aos concorrentes".
Por outro lado, acrescenta, o aumento de eficiência produtiva "tem-se
revelado crucial para alcançarem o sucesso na internacionalização dos
seus produtos e serviços".
O inquérito foi realizado no âmbito do Mestrado em Finanças da
Universidade Portucalense, e contou com a resposta de 150 empresas do
setor.
A par do sucesso no exterior, o inquérito revelou também as
dificuldades das pequenas e médias empresas, "que vêm nos nichos de
mercado, em especial os que estão relacionados com vestuário, calçado
e gifts, como a escapatória para um crescimento sustentável".
As PME, face à fraca capacidade de financiamento, revelam estratégias
para resistirem aos tempos de crise e até alargarem os seus mercados.
"As empresas inquiridas revelaram a venda esperádica em mercados
externos e o recurso a agentes e distribuidores locais como principais
estratégias de internacionalização, sendo que o investimento direto no
estrangeiro e a exportação direta é somente realizado por empresas de
grande dimensão e quase inexistente na grande maioria das empresas que
compõem o setor corticeiro", afirma André Marques, responsável pelo
estudo.
Os inquiridos assumem ainda uma clara aposta na certificação e
uniformização da qualidade dos produtos, bem como uma contínua aposta
no marketing e divulgação das empresas.

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO091081.html?page=0

Sem comentários:

Enviar um comentário