sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

UE pode substituir gasolina e gasóleo por energias renováveis deixando biocombustíveis poluentes

Por Agência Lusa, publicado em 17 Jan 2013 - 13:27 | Actualizado há 1
dia 5 horas
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A União Europeia pode substituir a gasolina e gasóleo convencionais,
usados nos transportes, por energias renováveis sem recorrer a
biocombustíveis com impactes negativos no ambiente, como aqueles que
aproveitam culturas agrícolas, defende um estudo hoje publicado.

O trabalho foi realizado pelo instituto de investigação holandês CE
Delfta, a pedido das organizações não governamentais de ambiente
europeias Greenpeace, BirdLife Europe, European Environmental Bureau e
pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente e divulgado em
Portugal pela Quercus.

"Os biocombustíveis de primeira geração, aqueles de produção agrícola,
não são solução viável para descarbonizar os transportes", conclui a
investigação.

Assim, as organizações europeias apelam ao Parlamento Europeu e aos
governos dos Estados Membros para se concentrarem nas soluções
propostas e "colocarem a UE no caminho de uma política mais ´verde´"
para transportes e combustíveis mais limpos.

Segundo os ambientalistas, as propostas avançadas no estudo
permitiriam uma redução "significativa" das emissões de gases com
efeito de estufa em 2020, "apoiando o desenvolvimento de indústrias
inovadoras de produção mais limpa e que são uma grande fonte de
emprego".

Os Estados-Membros "podem cumprir as suas obrigações sem recorrer (ou
com um recurso praticamente nulo) a biocombustíveis produzidos a
partir de culturas agrícolas, como a soja, a colza e a palma",
acrescentam.

O estudo explora vários cenários de desenvolvimento dos transportes e
recomenda uma viragem urgente da política europeia no setor, colocando
a prioridade sobre a eficiência energética e o maior desenvolvimento
de tecnologias limpas, como os veículos elétricos.

Outra solução apontada foi o uso de biocombustíveis com menores
impactes sociais e ambientais, chamados de segunda geração, ou seja,
aqueles produzidos a partir de resíduos, como óleos alimentares usados
e biogás proveniente de digestão anaeróbia de lixo urbano.

Diretivas comunitárias fixam uma meta de incorporação de 10 por cento
(%) de energias renováveis no setor dos transportes e a redução das
emissões de gases com efeito de estufa dos combustíveis em 6%, até
2020.

"Os Estados-Membros pretendem atingir estes objetivos através de
biocombustíveis produzidos a partir de culturas agrícolas, ignorando
os seus impactes sociais e ambientais", que incluem as alterações de
uso do solo, com deslocalização do cultivo de alimentos para novas
terras agrícolas e florestais e as emissões de carbono resultantes
desta conversão.

De acordo com um estudo da Comissão Europeia, a maioria dos
biocombustíveis comercializados atualmente na Europa, sobretudo de
primeira geração, "não oferecem garantias de uma redução efetiva das
emissões de gases com efeito de estufa em relação aos combustíveis
convencionais" que pretendem substituir, segundo a Quercus.

http://www.ionline.pt/portugal/ue-pode-substituir-gasolina-gasoleo-energias-renovaveis-deixando-biocombustiveis-poluentes

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