sábado, 16 de fevereiro de 2013

BrandChoice: Comunicar o rural à escala mundial

Num sector considerado estratégico para o país a agência ajuda os
pequenos negócios de turismo a apresentarem-se ao público-alvo


Carla na Há Mar ao Luar, em Setúbal
Diana Quintela
16/02/2013 | 00:13 | Dinheiro Vivo
Cuidado com o que faz na internet: a maneira como trata os clientes
que lhe enviam e-mails, o cuidado com que trata da página do Facebook
e outros - até agora considerados por si - pormenores podem estar sob
a vigilância e escrutínio atentos da equipa de Carla Santos, 34 anos.
Desde outubro que Carla anda em cima das novidades do sector do
turismo em espaço rural, sobretudo, depois da criação da BrandChoice,
uma agência de comunicação especializada na área.
Carla aproveitou a experiência de quase dez anos como jornalista de
turismo - primeiro na televisão, na imprensa e, depois, outra vez em
televisão - para investir num negócio próprio. Antes, já tinha mudado
de rumo. Em 2004, sentiu necessidade de sair da zona de conforto e
mudou-se para Bragança. Trabalhou numa rádio regional e esteve dois
anos fora de Lisboa. Não se ambientou.
"Muito pouco tempo depois de voltar à televisão houve alguém que se
cruzou na minha vida e me propôs criar uma agência de conteúdos.
Durante quatro anos foi diretora de produção na agência, ganhava acima
da média. Só que, há um ano, houve qualquer coisa que mudou. Senti que
estava na altura certa para investir em algo meu. Fiz um brainstorming
e cheguei ao público-alvo."
A BrandChoice, criada com dez mil euros (dinheiro de poupança das
duas sócias), é a materialização da conclusão a que a equipa chegou:
ajudar os pequenos negócios de turismo em espaço rural - turismo de
habitação, agroturismo, de aldeia, hotéis rurais, eno e ecoturismo e
casas de campo - a aprenderem a comunicar e a comunicar-se mais
eficazmente, dirigindo as novidades para o público que realmente
interessa, o deles.
"O mercado tem, garantidamente, 1200 unidades deste tipo. E são todos
negócios diferentes. Uns querem só clientes estrangeiros, outros
querem apenas ter a casa cheia, outros querem aliar a hospedagem a
atividades complementares. Os objetivos que cada cliente pretende
atingir são o nosso barómetro: queremos alavancar as unidades,
comunicá-las de forma mais direcionada e ter eficácia nessa
comunicação", diz Carla ao Dinheiro Vivo.
Entre 2003 e 2010, a procura de dormidas em espaço rural cresceu 7%
(contra 1% de crescimento na média nacional), segundo dados do Turismo
de Portugal. Por isso, Carla Santos discorda das considerações gerais.
"É um subsector dentro do sector do turismo que é considerado por
muitos o parente pobre. Só que não existe nada do género na área, tão
segmentado. Não criámos a empresa para fazer um simples trabalho de
assessoria. Queremos fazer crescer a agência dando aos nossos clientes
as ferramentas para poderem trabalhar e crescer gradualmente. Além
disso, queremos que tenham retorno em todas as fases de investimento."
A agência quer oferecer um atendimento mais personalizado e adequado
às suas reais necessidades: antes de um account contactar diretamente
um negócio em espaço rural, estuda-o como se de um cliente se
tratasse: espreita o site, analisa a comunicação no Facebook e, se for
preciso, até simula uma dúvida de um eventual cliente, para ter uma
ideia de como a empresa trabalha.
Os preços, assegura Carla, cumprem o mesmo objetivo: os orçamentos são
feitos não só à medida dos fins como à imagem da dimensão dos
projetos. Por isso, um contrato anual de consultoria começa em 50
euros mensais.
A equipa da BrandChoice tem sete pessoas, incluindo cinco gestores de
conta pelas regiões do país: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e
Algarve. Os negócios na Madeira e nos Açores estão adiados, pelos
menos, até ao próximo ano, assim como o investimento no mercado
espanhol, "sobretudo junto à fronteira, com negócios com tanto
potencial", diz. O break-even deve chegar em dois anos, se os planos
se confirmarem: até ao fim deste ano, a BrandChoice quer chegar aos 50
clientes. Dois meses depois do início, faltam 45.

http://www.dinheirovivo.pt/Faz/Artigo/CIECO101626.html?page=0

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