quinta-feira, 20 de junho de 2013

Cavaco diz que “há muita riqueza a explorar ainda” na agricultura

LUSA

19/06/2013 - 16:53

Chefe de Estado plantou uma árvore no Jardim Botânico Tropical, em
comemoração do centenário de uma visita do ex-Presidente Manuel de
Arriaga.



O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, considerou esta
quarta-feira que "há muita riqueza a explorar" na agricultura "para
benefício geral dos portugueses" e que "trabalho, bom senso e
criatividade" fazem falta a Portugal.

"Acho que há muita riqueza a explorar ainda na terra para benefício
geral dos portugueses. É com satisfação que eu me encontro, de vez em
quando, com jovens agricultores que trazem hoje a sua técnica, o seu
conhecimento, o seu saber, aquilo que aprenderam nas escolas
profissionais e nas universidades, para aumentar a capacidade
produtiva da nossa terra", afirmou.

O chefe de Estado falava aos jornalistas no final de uma visita ao
Jardim Botânico Tropical, para comemorar o centenário de uma visita do
ex-Presidente Manuel de Arriaga, depois de questionado sobre se era
importante que os portugueses se voltassem para a agricultura.

Numa visita onde disse querer, "acima de tudo, sublinhar a importância
da árvore na história da República", o Presidente confessou ter "um
grande orgulho" da sua ligação à terra, contando um castigo que lhe
foi dado pelo pai na juventude.

"Os portugueses sabem bem. Quando o meu pai me quis dar um castigo,
por eu não ter estudado bem, colocou-me uma enxada nas mãos e, durante
meses, mandou-me para o lugar que hoje é Vilamoura, cavar ao lado do
meu avô. Por isso, tenho uma grande admiração por aqueles que
trabalham a terra", afirmou Cavaco.

Antes, durante a visita que fez a pé pelo Jardim Botânico Tropical,
que fica a uma curta distância do Palácio de Belém, o chefe de Estado
já tinha expressado aos jornalistas o seu gosto pela terra e em
plantar árvores.

Questionado sobre as dificuldades em "a economia criar raízes", Cavaco
Silva defendeu ser "da maior importância criar alicerces mais
sólidos".

Já sobre qual "o adubo" que recomendaria para o país, o Presidente
respondeu: "Trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, trabalho, bom
senso, criatividade. Isso faz falta a qualquer país e faz falta também
a Portugal".

No final da visita, Aníbal Cavaco Silva manifestou também "emoção" por
ter plantado uma árvore, juntamente com Maria Cavaco Silva, que
plantou outra, precisamente no dia em que se assinala o centenário da
data em que Manuel de Arriaga, primeiro Presidente da República
portuguesa, plantou uma planta juntamente com a sua mulher.

"Ao visitar a árvore que o primeiro Presidente da República, Manuel de
Arriaga, plantou há precisamente cem anos, ao plantar aqui uma nova
árvore, estou a tentar contribuir para que a árvore faça parte da
história da República portuguesa", afirmou.

http://www.publico.pt/politica/noticia/presidente-da-republica-diz-que-ha-muita-riqueza-a-explorar-ainda-na-agricultura-1597800

Sem comentários:

Enviar um comentário