sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Novo consumidor português compra menos e aposta mais nas promoções

A compra de bens de grande consumo caiu 3,7%

85% dos portugueses estão atentos às promoções

A comunicação no ponto de venda incrementa as vendas 17%

Estas foram algumas das conclusões que saíram do I Encontro da
Distribuição em Portugal da AESE, organizado em conjunto com a
in-Store Media, e que reuniu 250 empresários e gestores do sector da
distribuição sob o tema "Como podem as marcas e a distribuição
adaptar-se ao novo consumidor?".

António Casanova, CEO da Unilever, Ana Trigo de Morais,
Directora-Geral da APED, Paulo Barreto, Director-Geral do Facebook
Portugal, Nuno Amaral, CEO das Lojas Francas de Portugal, entre
outros, marcaram presença como Oradores, num Seminário encerrado pelo
Secretário de Estado da Agricultura, que comentou a dinâmica do sector
e o papel da distribuição na promoção dos produtores.

Relativamente ao comportamento do consumidor, ficou claro que as
restrições económicas estão a conduzir a uma quebra do consumo, que
registou uma descida de 6% no último trimestre. Segundo Paulo Caldeira
da Kantar World Panel, o novo consumidor está em "Survival Mode
Shopping", na medida em que está a "comprar o essencial, focado em
alimentação, procurando activamente os melhores preços e promoções, de
forma a rentabilizar o orçamento e comprando pouco de cada vez".

A questão do e-commerce e da estratégia de compra e venda multicanal
surgiu também como um dos pontos de referência neste novo consumidor,
levantada pelo Professor do IESE, José Luis Nueno, um dos maiores
especialistas mundiais em Marketing e Distribuição. "Cada vez mais as
empresas diversificam os seus canais de venda e surge a necessidade de
adoptar uma estratégia multicanal. Trata-se de utilizar todos os
recursos: mobile e social commerce, de forma a oferecer uma
experiência de compra mais completa e que fidelize. Os consumidores de
hoje são, cada vez mais, consumidores que executam a compra em
movimento, graças aos dispositivos móveis.". Este consumidor é assim
muito informado e está cada vez melhor equipado. José Luis Nueno
sublinhou ainda que todas as localizações físicas que não sejam
premium perderão valor a um ritmo muito acelerado nos próximos anos,
dada a concentração de consumidores apenas nas melhores.

Para além do novo paradigma do consumidor, foram igualmente
apresentados casos de empresas que lançaram com eficácia produtos ou
serviços e que são hoje casos de sucesso nacional e internacional. Um
dos exemplos foi trazido por Miguel Van Uden, Administrador e um dos
fundadores do H3, que, a operar desde 2007, conta actualmente com 52
lojas em Portugal e no Brasil, e com cerca de 740 colaboradores. O H3
foi criado em período de crise e detectou e explorou uma falha no
mercado nacional: a inexistência de um restaurante com um serviço
rápido e qualidade "gourmet", a um preço acessível.

Segundo Nuno Saraiva de Ponte, "o I Encontro da Distribuição em
Portugal da AESE pretendeu dar resposta às incertezas levantadas pelo
novo padrão de consumo, do novo consumidor, que é sem dúvida mais
difícil, na medida em que este tem menos recursos, é mais informado, e
nesta medida, também altera um pouco as suas prioridades de compra. O
que não deixa de representar algumas oportunidades para quem se souber
posicionar correctamente".

Fonte: heicommunication

http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2013/10/11b.htm

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