domingo, 27 de outubro de 2013

Vinhos espanhóis disputam espaço aos portugueses no mercado angolano

Os vinhos espanhóis estão a disputar a hegemonia portuguesa no mercado
angolano, disse à Lusa um dos organizadores da primeira edição do
Angola Wine Festival, que decorreu na capital angolana entre
quarta-feira e sábado.

Miguel Pinho, da empresa Portmark, que se associou a José Oliveira, da
Think Tank Angola, para a organização do evento, além dos principais
produtores de vinhos portugueses, destacou a "forte presença de
Espanha, Chile, África do Sul, França e outros países que veem o
mercado angolano como apetecível e que liberta espaço para vinhos
dessas origens".

Como explicou Miguel Pinho, o projeto Angola Wine Festival tem dois
anos e começou por reuniões com importadores, hotéis e restaurantes
para se perceber o gosto do mercado.

"Sentimos que o consumidor angolano começa a ser mais exigente, a
sentir a necessidade de ter um 'portfolio' mais alargado de vinhos
disponíveis. E isso claramente está a criar espaço para vinhos, neste
caso, espanhóis", considerou.

A necessidade de apostar mais na promoção dos produtos portugueses foi
também defendida pelo 'chef' Vítor Sobral, convidado para fazer
criações gastronómicas, acompanhadas por vinhos selecionados.

Com um histórico de cerca de dois anos num espaço de restauração na
ilha de Luanda, Vítor Sobral vai regressar a Angola em março de 2014
para abrir mais dois espaços, que reproduzirão, numa escala maior, os
projetos gastronómicos que mantém em Lisboa e São Paulo, Brasil.

Os países de língua portuguesa são "uma excelente alavanca" para os
produtos portugueses, nota Vítor Sobral, lamentando, todavia, a falta
de aproveitamento das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

"Andamos com uma grande necessidade de exportar e há determinados
mercados que era possível trabalhar de uma forma diferente daquilo que
é trabalhado", defendeu.

Vítor Sobral lamenta, sobretudo, não haver "uma atitude concertada de
promover Portugal e de estudarmos quem anda nos mercados para podermos
potenciar mais os negócios. Depende da diplomacia e dos organismos que
nos temos para fazer promoção".

Participaram nesta primeira edição do Angola Wine Festival mais de 100
expositores internacionais, mais de 70 produtores distintos, que
propuseram mais de 300 marcas de vinhos em prova.

Paralelamente ao evento, decorreram provas comentadas, com escanções
convidados, sessões gastronómicas e jantares vínicos.

O mercado angolano representa atualmente mais de 40 por cento dos
vinhos portugueses exportados, quota que vale 78 milhões de euros,
disse em julho à Lusa em Luanda Filipa Anunciação, gestora da Vinhos
de Portugal em Angola.

"Angola compra mais de 40 por cento do vinho exportado, que
corresponde a 680 mil hectolitros em 2012 e a 78 milhões de euros em
termos de valor", salientou Filipa Anunciação.

A gestora acrescentou que a importância do mercado angolano é
crescente, tendo 2012 fechado com aumento de 16,8 por cento em valor e
9 por cento em volume.

O objetivo é crescer 19 por cento em valor até 2014.

EL // NS

Lusa/Fim

http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/vinhos-espanhois-disputam-espaco-aos-portugueses-no-mercado-angolano_16845987.html

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