sexta-feira, 29 de novembro de 2013

40% das compras de vinho já são feitas por mulheres

por Ana Rita Costa26 de Novembro - 2013

40% das compras de vinhos já são realizadas por mulheres. Esta é uma
das principais conclusões do estudo "O comportamento de consumo das
mulheres no mercado dos vinhos", realizado por Pedro Guerreiro,
responsável pelo curso "Food & Beverage do IPAM.

As mulheres consomem vinho menos assiduamente do que os homens mas
estão a assumir um papel cada vez mais relevante no mercado dos
vinhos. O estudo revela que os vinhos brancos com um perfil leve e
frutado e os tintos leves são os preferidos do sexo feminino.

O estudo demonstra ainda que a vontade de perceber mais sobre vinho e
a possibilidade de o consumir socialmente são fatores apontados como
potenciadores do aumento das vendas junto deste target. Relativamente
à frequência de compra, mais de metade (56%) adquire vinho pelo menos
uma vez por mês, sendo que a distribuição moderna assume-se como o
local preferencial das mulheres para a aquisição de vinhos (80%).

No momento de escolha, o universo feminino procura fatores de
confiança. A seleção das lojas e, sobretudo, a procura de marcas
consagradas ou recomendadas por terceiros são fatores que as
compradoras de vinho relevam. Também o aroma, o design e roupagem das
garrafas são atributos que influenciam a preferência das consumidoras,
a par da região de origem.

Em Portugal, a mulher não valoriza a casta, a cor do vinho e o grau de
álcool e na lista dos menos consumidos no feminino estão os vinhos
doces, o Vinho do Porto e os espumantes.

http://www.vidarural.pt/news.aspx?menuid=8&eid=7753&bl=1

Sem comentários:

Enviar um comentário