quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Aumento da produção de azeitona no Alentejo tem vindo a reduzir substancialmente o seu preço

CARLOS DIAS

02/01/2014 - 12:52

Governo já reconheceu a marca "Azeite do Alentejo", mas continua a
faltar uma associação de olivicultores que comercialize o produto que,
em grande parte, é enviado para Espanha a granel.

Os dados do INE permitem antecipar um crescimento superior a 40% na
produção dos olivais PAULO RICCA


O ano de 2013 está a revelar-se excepcional para a produção de
azeitona, sobretudo nos concelhos de Serpa e Moura, mas também a nível
nacional.

Ainda a campanha não chegou a meio e já é possível aferir a grande
quantidade e qualidade de azeitona colhida no Alentejo. Sebastião
Rodrigues, presidente da Associação de Agricultores de Serpa, garantiu
ao PÚBLICO que os olivicultores da margem esquerda do Guadiana "há
muitos anos" que não beneficiavam de uma campanha tão boa.

A nível nacional, os dados publicados em Outubro pelo Instituto
Nacional de Estatística (INE), acerca das previsões para a campanha em
curso, já apontavam para um "aumento considerável" na produção dos
olivais, antecipando um crescimento superior a 40%, face às
quantidades colhidas em 2012, ano em que já se registara um aumento de
19% em relação a 2011.

A razão desta elevada produção de azeitona, dizem os especialistas,
está em grande parte associada às condições climatéricas que se
verificaram ao longo de 2013. Nos olivais a floração foi "abundante e
decorreu sem problemas, pelo que as árvores apresentam uma carga de
frutos bastante razoável", assinalou nessa altura o INE.

No entanto, a maturação da azeitona atrasou-se duas semanas por não
ter chovido quando fazia falta e a azeitona ainda se encontrava muito
verde no início da época normal da apanha, que no Alentejo se verifica
ainda em Outubro.
Mesmo assim, este percalço não interferiu com a qualidade do azeite.

Sebastião Rodrigues garante que a campanha de 2013 pode ser
classificada de "excepcional", mas lamenta que o preço da azeitona
esteja muito baixo, entre os 25 e os 27 cêntimos por cada quilograma.
O dirigente associativo compara este valor com o praticado no início
dos anos 80 do século passado, quando o preço por quilo oscilava entre
os 40 e os 65 cêntimos — ou seja, praticamente o dobro.

A elevada produção de azeitona que também se regista em Espanha — o
maior produtor mundial de azeite, com 1.389.600 toneladas de azeite
produzido na campanha de 2012 — é a causa directa do abaixamento dos
preços, factor ao qual acresce ainda a circunstância de ser o país
vizinho a "definir e controlar os preços em Portugal".

Muita da azeitona produzida nas explorações alentejanas "é vendida a
intermediários que a colocam em lagares localizados em Vila Nova de
Ourém, no centro do país, e em Espanha". Grande parte do azeite "segue
em granel" para Espanha e depois vai para Itália, onde é embalado e
rotulado com marcas deste país, conforme determina a legislação
comunitária, afirma Sebastião Rodrigues.

Em Portugal, e sobretudo no Alentejo, os lagares particulares "não são
suficientes" para processar toda a produção da região, constata o
dirigente associativo, criticando a falta de interesse dos produtores
olivícolas alentejanos pelo associativismo, dando como exemplo o
elevado número de marcas de azeite nas prateleiras dos supermercados.

Apesar de o Governo já ter reconhecido a marca "Azeite do Alentejo",
quatro anos após o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo
(CEPPAL) ter efectuado o respectivo pedido, a materialização deste
objectivo está por concretizar. Henrique Herculano, director executivo
do CEPPAL, esclareceu que o processo de reconhecimento da marca
"Azeite do Alentejo" pela Comissão Europeia está ainda a decorrer.
Contudo, o reconhecimento feito pelo Governo português já permite a
comercialização da marca "Azeite do Alentejo" no mercado nacional,
frisa Sebastião Rodrigues, embora esse facto não tenha produzido até
agora resultados significativos.

http://www.publico.pt/local/noticia/aumento-da-producao-de-azeitona-no-alentejo-tem-vindo-a-reduzir-substancialmente-o-seu-preco-1618121

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