sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Lidl promove frescos nas escolas


3 de Fevereiro de 2014, por Elisabete Mendes
 
O Road Show «Gang dos Frescos« foi apresentado recentemente na Escola Básica Vasco da Gama, na Rua da Ilha dos Amores, em Lisboa. Cerca de 250 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos aprenderam que as frutas e legumes são essenciais a uma dieta saudável. Esta acção contou com as presenças do Chefe Ermida e de representantes da Direcção-Geral de Saúde, da Direcção Geral de Educação e do Lidl.

Nos últimos dois anos, o Lidl e a Direcção Geral de Saúde promoveram projectos de responsabilidade social sobre o tema ‘estilos de vida saudável’ junto de cerca de 32.000 alunos do primeiro ciclo, com as acções «Regresso às Aulas» e «Missão Crescer Forte e Saudável». Estas acções decorreram em cerca de 110 escolas de todo o país. Integrado no Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e desenvolvido com o apoio da Direção-Geral de Saúde, este novo projecto do Lidl tem como principais objectivos combater a obesidade infantil e sensibilizar os mais jovens a terem um estilo de vida saudável, incentivando-os a comer frutas e legumes frescos, melhorando o seu bem-estar.

Para Pedro Graça, Director do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável «estes projectos permitem fazer chegar às famílias portuguesas mensagens simples, eficazes e fáceis de integrar no dia-a-dia. O consumo diário de 400 g de frutos e hortícolas é uma das medidas mais eficazes para prevenir a doença em função da enorme quantidade de substâncias protectoras da célula presentes nestes vegetais. Estas substâncias também são fundamentais para o bom desempenho escolar».
 
Para a directora de comunicação do Lidl, Vanessa Romeu, «este novo projecto tem claros objectivos pedagógicos, pois visa contribuir para o combate à obesidade infantil, promover um maior rendimento escolar dos alunos portugueses e ajudar a formar adultos saudáveis, através da aprendizagem de boas práticas alimentares de uma forma muito divertida e apelativa». Para levar a cabo esta iniciativa, o Lidl promove, nos primeiros meses de 2014, um Road Show do «Gang dos Frescos» em 30 escolas de norte a sul do país, incentivando os alunos a consumirem  frutas e legumes frescos. Esta mensagem será transmitida de forma lúdica e pedagógica, com acções de animação que incluem: um Jogo da Glória gigante, com perguntas associadas ao tema da alimentação saudável, em que os peões são os próprios alunos e um workshop de demonstração de jardinagem para que os mais pequenos saibam como plantar a sua própria horta e de onde vêm as frutas e legumes.

No final de cada acção será oferecido a todos os alunos um livro de receitas saudáveis e nutricionalmente adequadas, preparadas pelo Chefe Hernani Ermida e validadas pela Direcção Geral de Saúde, em que os personagens do «Gang dos Frescos» são as estrelas principais. Ciente de que um estilo de vida saudável também pressupõe actividade física, o Lidl vai ainda oferecer kits de desporto às 30 escolas envolvidas no projecto.

Paralelamente, e de forma a alargar a abrangência entre os mais jovens, o Lidl promove o passatempo «Comer bem para crescer», no qual todas as escolas do País são desafiadas a criar cartazes que incentivem o consumo de frutas e legumes frescos.  A escola com o melhor cartaz receberá um workshop de cozinha ministrado pelo Chefe Ermida. Em parceria com o Sapo foi também desenvolvida uma versão online do Jogo da Gloria disponível em http://kids.sapo.pt/, alargando assim o alcance da mensagem.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário