quinta-feira, 6 de março de 2014

Já há chineses a comprar quintas no Douro

A produção portuguesa de vinhos já estava na mira dos grupos de
investidores chineses desde 2011, segundo a AICEP

Eduardo Pinto
06/03/2014 | 00:00 | Dinheiro Vivo
Pelo menos duas quintas de produção de vinho na região do Douro foram
compradas por investidores chineses desde o início do ano, revelou o
presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). "Soube de dois
casos nos últimos dois meses, de quintas de média dimensão, entre 10 a
20 hectares", adquiridas por empresários com fortunas feitas fora da
vinicultura, disse à Lusa, em Londres, Frederico Falcão.
Não conhece porém as intenções destes negócios, nomeadamente se foram
para obter um "visto dourado", a autorização de residência atribuída a
estrangeiros que adquiram bens imóveis em Portugal de valor igual ou
superior a 500 mil euros. Mas lembrou que o investimento de
empresários chineses na produção de vinho na Europa não é novo, embora
até agora se tenha concentrado na zona de Bordéus, em França. O jornal
Le Monde noticiava em junho que cerca de 40 propriedades produtoras de
vinho naquela região foram compradas por milionários chineses ao ritmo
de uma por mês desde 2011.
Um relatório de 2011 da AICEP, a Agência para o Investimento e
Comércio Externo de Portugal, sobre o mercado chinês do vinho já
referia que Portugal tinha entrado "na mira" dos grupos de
investidores chineses, apesar da falta de notoriedade naquele país.
O presidente do IVV confirmou que a China ainda está fora do top 10 de
importadores de vinho português, mas mostrou-se esperançado em que o
envolvimento de empresários chineses possa ajudar a penetrar num
mercado que, apesar da grande dimensão e potencial, é pouco maduro e
difícil.
"Os produtores chineses podem ajudar a passar a mensagem da qualidade
e aumentar o reconhecimento do vinho português", sublinhou Frederico
Falcão, à margem da prova anual de vinhos em Londres organizada pela
ViniPortugal, a associação interprofissional do setor vitivinícola.
Lembrou ainda que Portugal tem outro trunfo em termos de marketing:
"Pu Tao Ya", Portugal em mandarim, significa "país das uvas".

http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO328174.html?page=0

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