segunda-feira, 21 de abril de 2014

Por que é que os americanos pagam mais pelo vinho do que os europeus?

02 Abril 2014, 00:21 por Bloomberg TV 1 20 

Rowan Gormley, fundador e presidente executivo da Nakedwines.com, fala sobre os produtores independentes de vinho que recorrem ao "crowdfunding" (plataforma de financiamento colectivo). Foi na Cidade do Cabo, África do Sul, que Rowan Gormley descobriu o gosto pelo vinho. Em 2000 criou uma empresa, a Virgin Wines, e em 2008 fundou a Nakedwines.com – que aposta no "crodwfunding" para financiar os produtores do chamado néctar dos deuses.   Quando questionado sobre se produzir vinho não é tão rentável quanto isso, sendo quase "um hobby para ricos", Gormley concorda, dizendo que é muito difícil para um produtor de vinho ganhar dinheiro. E lembra uma piada que pode aplicar-se também aqui: "a melhor forma de fazer uma pequena fortuna é começar com uma grande".   Gormley, que diz que normalmente um americano paga o dobro do que pagam os europeus pelo vinho, criou uma "estratégia angélica" por meio da Nakedwine.com para ajudar os produtores. Ou seja, são os "angel members" (os 'anjos' que 'entram com o dinheiro', à semelhança dos 'business angels'), com as suas quotas, que financiam os produtores de vinho. E podem, assim, comprá-los também a preços mais baixos, já que os custos diminuem.   A Nakedwine. com conta actualmente com cerca de 200.000 "angel members" em todo o mundo. O que a diferencia de um "clube de vinho" é que os clientes não podem "encomendar a quantidade que querem, quando querem".   Recentemente, explicou que a ideia da empresa de investir nos produtores de vinho é ajudá-los também a gostarem do que fazem, sem terem de se preocupar com o resto. "Tudo o que eles têm a fazer é produzir vindo. Nós desenhamos os rótulos, embalamos, expedimos, vendemos e comercializamos, o que significa que um talentoso produtor pode concentrar-se em ser apenas isso: um talentoso produtor de vinho".   Recorde-se que Gormley foi gestor na City, mas largou tudo para criar uma empresa de capital de risco, a Virgin Money, e cinco anos mais tarde a Virgin Wines. Ambas fundadas "no quarto do filho de Richard Branson", como gosta de dizer, já que a ideia de estabelecer ambas as marcas veio de um telefonema que recebeu do patrão da Virgin. Branson marcou um encontro e a aventura empresarial aconteceu.   A Nakedwine.com, surgida no ano da falência do Lehman, foi a mais recente criação de Gormley. E, até agora, há razões para brindar.

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