17-06-2014
Os Ministros do Ambiente da União Europeia chegaram a um acordo político sobre a mudança indirecta na utilização de terras no que diz respeito aos critérios de sustentabilidade para os biocombustíveis.
Os responsáveis acordaram limitar em sete por cento a percentagem de biocombustíveis de primeira geração no transporte em 2020. De início, a Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu solicitou uma percentagem máxima de 5,5 por cento.
Numa declaração conjunta, a França, Polónia, Espanha; República Checa; Estónia e Eslováquia insistiram para que não fosse reduzido o limite de sete por centro nos futuros debates do Parlamento Europeu.
Os biocombustíveis clássicos de primeira geração obtêm-se a partir de espécies agrícolas, como o milho ou a cana-de açúcar ou de plantas oleaginosas, como a soja, o girassol e a palma, pelo que a sua produção compete com a dos alimentos.
As emissões de gases com efeito de estufa resultantes do crescente uso de terras agrícolas para a produção de biocombustíveis é o que se conhece como mudança indirecta do uso do solo.
Fonte: Agrodigital
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