terça-feira, 23 de setembro de 2014

Japão no foco da promoção dos vinhos portugueses


Prova anual no próximo dia 07 de Outubro no Happo-en, em Tóquio, composta por Seminário conduzido pelo único Master Sommelier português João Pires, prova com degustação de 241 vinhos nacionais e final de concurso para eleição do Melhor Sommelier Japonês de vinhos portugueses.

A primeira Prova Anual dos Vinhos de Portugal será realizada no próximo dia 07 de Outubro, em Happo-en, em Tóquio. Contará com a participação de 30 produtores nacionais, que colocarão em degustação 241 vinhos, e assinalará a estreia da aproximação dos vinhos portugueses a distribuidores, compradores, outros profissionais, jornalistas e público em geral.

A prova anual será iniciada às 12h com o Seminário sobre a diversidade dos vinhos portugueses conduzido pelo Master Sommelier João Pires, seguido pela Prova Anual de vinhos portugueses, das 13h30 às 17h. Englobará ainda a final da primeira edição do concurso para a eleição do "Wines of Portugal Japanese Sommelier of the Year", organizado pela ViniPortugal em parceria com a Japanese Sommelier Association.

A semifinal deste concurso foi realizada em 10 cidades Japonesas. Agora os 10 finalistas vêm competir a Tóquio pelo primeiro prémio, que contempla uma bolsa para formação sobre Vinhos de Portugal no valor de 4.000 euros e uma viagem a Portugal. Os quatro finalistas ganharão uma viagem a Portugal, onde terão oportunidade de conhecer as principais regiões vitivinícolas nacionais.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, salienta a importância da realização desta Prova Anual revelando que "De acordo com alguns estudos de mercado do vinho o Japão é, juntamente com EUA, Canadá, Suécia Noruega e Finlândia, um dos mercados em que o vinho se está a tornar uma tendência dominante e, por via disso, tem tido um crescimento significativo.

O Japão possui ainda um elevado conhecimento da história de Portugal e uma consequente afinidade, para além de uma intensa cultura de vinho, com mais de 30 sommeliers, o que denuncia uma oportunidade para os Vinhos de Portugal, até pelo seu carácter gastronómico."

O Plano de Marketing da ViniPortugal para 2014, no montante de 7,5 Milhões de euros, atingirá 11 mercados internacionais estratégicos, onde serão implementadas mais de 100 acções de diferentes perfis.

Fonte:  CV&A


Sem comentários:

Enviar um comentário