sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Tetra Pak quer 100% de embalagens certificadas pelo FSC(R)


A Tetra Pak pretende utilizar nas suas embalagens 100% de cartão certificado pelo Forest Stewardship Council® (FSC).

Sendo um dos maiores compradores mundiais de cartão, é fundamental para a Tetra Pak garantir um fornecimento responsável e sustentável das matérias-primas provenientes das florestas. Em 2014, estima-se que sejam vendidas em Portugal mais de 484 mil embalagens com a certificação FSC, ou seja, 34% do total.

«A nossa primeira embalagem certificada com o selo FSC foi introduzida em Portugal em 2011. Desde então, muito se evoluiu rumo à certificação e a Tetra Pak tem desenvolvido uma série de acções com vista a criar uma maior consciência em torno da importância de uma gestão florestal responsável», explica Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal, na véspera do FSC Friday, que se assinala na próxima sexta-feira, 26 de Setembro.

Desde 2008 que, na última sexta-feira do mês de Setembro, o Forest Stewardship Council promove acções com o objectivo de sensibilizar a sociedade civil para a importância de uma gestão florestal responsável e para o significado da marca FSC. Em Portugal existem cerca de 341.000 hectares de floresta certificados por esta entidade, tendo sido emitidos 20 certificados de gestão florestal e 152 certificados de cadeia de custódia.

Para contribuir para a criação de um maior conhecimento sobre a importância da gestão florestal responsável, a Tetra Pak tem promovido diversas acções de sensibilização e informação, nomeadamente através da inserção de mensagens nas suas embalagens, com bons resultados.

Um estudo promovido recentemente pela Tetra Pak em território português sobre a percepção que os consumidores têm em relação às mensagens transmitidas nas suas embalagens assinala um aumento no reconhecimento, por parte dos consumidores, da marca FSC face a 2013, revelando que 39% dos inquiridos associam o seu símbolo à gestão responsável e protecção das florestas. Por outro lado, 67% dos consumidores considera ser "muito Importante" a certificação FSC.

De acordo com o mesmo estudo, os inquiridos valorizam a presença do selo FSC nos diferentes produtos porque demonstra que a marca tem uma preocupação ambiental (67%), no entanto, apenas estão dispostos a comprar este tipo de produtos se isso não os encarecer (63%).

Em Portugal e Espanha, foram colocadas no mercado, em 2013, cerca de 7.500 milhões de embalagens e mais de 45% já apresentaram a marca FSC. Recentemente, a Tetra Pak associou-se à Kingfisher e ao IKEA numa iniciativa que pretende desenvolver uma metodologia para analisar o impacte da certificação FSC, permitindo que as empresas possam compreender o valor que obtêm por especificar a certificação FSC no cartão e na madeira nas suas políticas de compras.

Fonte:  GCI

Sem comentários:

Enviar um comentário