sábado, 25 de abril de 2015

CE aprova 41 programas de promoção de produtos agrícolas nos mercados da UE e países terceiros

22-04-2015 
 


 
A Comissão Europeia aprovou 41 novos programas de promoção de produtos agrícolas em mercados da União Europeia e de países terceiros, por um valor de 130 milhões de euros em três anos.

A metade do orçamento, 65 milhões de euros, são fundos comunitários, com 30 milhões extras devido ao embargo russo de Agosto passado.

Os programas selecionados são de 18 Estados-membros diferentes e cobrem uma ampla categoria de produtos, como frutas e hortícolas frescas, lacticínios, produtos de qualidade (DOP; IGP e ETG, produtos biológicos, azeite, carne, assim como a combinação de diferentes categorias de produtos.

Dos 41 programas, 17 dirigem-se ao mercado interno da União Europeia e 24 a países terceiros. Esta é uma mudança significativa em comparação com a anterior onda de programas, onde quase as terceiras partes dos mesmos eram dirigidos ao mercado interno.

Os países terceiros selecionados são: Médio Oriente; América do Norte, Sudoeste Asiático, China, Japão, Coreia do Sul, África, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Austrália e Noruega. Por outro lado, os programas aceites são os chamados multi-programas, que compreende as campanhas de promoção conjuntas por organizações de diferentes Estados-membros.

Fonte: Agrodigital

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