sábado, 18 de abril de 2015

Um copo de vinho tem tantas calorias como uma fatia de bolo

Abril 14
13:27
2015

O projecto de etiquetar as bebidas alcoólicas voltou à discussão na Europa, mas continua a ter uma grande resistência por parte dos países produtores de vinho.

O Parlamento Europeu (PE) já deu um primeiro passo, ao solicitar à Comissão uma proposta legislativa até ao final de 2016, que obrigue a ser mencionado o valor nutricional no rótulo  (calorias e ingredientes).

A Comissão de Saúde do PE também aprovou uma recomendação, com 63 votos favoráveis de 68 membros, uma resolução que exige a menção, nos rótulos, dos riscos de álcool para as mulheres grávidas e para os automobilistas.

Entretanto, a Organização Europeia de Consumidores vem dizer que o consumidor europeu tem o direito de saber que um copo de vinho tem tantas calorias como uma fatia de bolo e que a ingestão de álcool, por parte das mulheres grávidas, pode afectar a criança.

Sobre este tema existe uma forte clivagem Sul-Norte na União Europeia. Por exemplo, o Reino Unido gostaria de agir primeiro sobre as novas bebidas alcoólicas que estão na moda junto dos jovens.

Entretanto, os quatro principais produtores de cerveja europeus, Carlsberg, Heineken, AB Inbev e SABMiller, apoiam a iniciativa de etiquetagem, pois uma cerveja tem 46 calorias, contra 82 calorias para o vinho tinto e 245 para o whisky. Esta posição provocou uma forte reacção por parte dos produtores europeus de bebidas espirituosas.

A fileira do vinho também se opõe, argumentando a especificidade do seu produto, dizendo que tal legislação acarretaria custos para o sector, incomportáveis para muitos produtores.

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